A disfunção erétil é um problema que atinge cerca de 40 a 50% dos homens em todo o mundo, em diferentes graus, podendo ser classificada como leve, moderada ou grave. No seu tratamento, os medicamentos de uso oral estão entre as opções mais conhecidas e utilizadas.
Entretanto, em alguns casos, o uso dos medicamentos orais não têm eficácia, podendo até mesmo apresentar efeitos colaterais não toleráveis. Nesses casos, uma segunda linha de tratamento pode ser indicada: as injeções penianas. Como o próprio nome indica, este tratamento consiste na aplicação de medicamentos vasodilatadores diretamente no pênis, por meio de uma injeção.
O tratamento tem uma taxa de sucesso de até 90% de eficácia, mas deve ser ministrado por um urologista experiente. Entenda mais sobre as injeções penianas para disfunção erétil a seguir:
Urologista Maringá: Em que consiste uma injeção para disfunção erétil? - Injeção Peniana para Disfunção Erétil Maringá
O tratamento com a injeção peniana para disfunção erétil, é feito por meio de medicamentos injetáveis, que atuam como um vasodilatadores, fazendo com que a ereção ocorra mesmo sem estímulo sexual ou erótico.
Dessa forma, as injeções penianas fornecem ereções mais rígidas, mais fortes, mais rápidas e mais prolongadas do que os medicamentos de uso oral.
Urologista Maringá: Como é feita a aplicação de uma injeção para disfunção erétil? - Injeção Peniana para Disfunção Erétil Maringá
O mais recomendado é que a primeira aplicação seja feita no consultório do urologista, que ensinará o paciente e sua parceira, ou parceiro, a forma correta de realizar a aplicação. Posteriormente, o paciente realizará todo o processo em casa. Além disso, a agulha utilizada no tratamento é muito pequena e não provoca grande desconforto.
Os três principais tipos de medicamentos usados na terapia de injeção peniana para disfunção erétil incluem:
- Papaverina;
- Fentolamina;
- Prostaglandina.
Às vezes, apenas um medicamento é administrado, mas atualmente as combinações desses medicamentos são mais amplamente utilizadas.
Os medicamentos combinados incluem BiMix (papaverina e fentolamina), TriMix (que contém todos os três medicamentos) e o QuadriMix (que combina Trimix e atropina).
Urologista Maringá: Qual é o tempo médio de duração da ereção após a aplicação da injeção? - Injeção Peniana para Disfunção Erétil Maringá
O objetivo da injeção é manter uma boa ereção por até, no máximo, uma hora. Após isso, o pênis deve desavolumar.
Caso o tempo de ereção seja superior a uma hora, o paciente deve fazer uso do reversor da injeção peniana para disfunção erétil, ou buscar ajuda do urologista. O paciente nunca deve ignorar a persistência ou dormir com a ereção. As injeções devem ser aplicadas, no máximo 3 vezes na semana, com intervalo de 48h. Seu uso diário não é aconselhável.
Urologista Maringá: Em quais casos a injeção para disfunção erétil é indicada? - Injeção Peniana para Disfunção Erétil Maringá
A terapia de injeção peniana para disfunção erétil é uma alternativa de tratamento intermediário entre a falha dos medicamentos de uso oral e o implante de uma prótese peniana. No entanto, a terapia de injeção peniana para disfunção erétil não é recomendada para pessoas com disfunção erétil leve, já que são muito fortes para esse tipo de quadro clínico.
Além disso, a terapia de injeção peniana para disfunção erétil também não é recomendada para:
- Pessoa com destreza dos dedos limitada, pois isso pode causar problemas para segurar a agulha;
- Pessoas que fazem uso de determinados tipos de anticoagulantes;
- Homens com cicatrizes penianas significativas, o que pode complicar a localização de um local de injeção adequado;
- Pessoas que se sintam desconfortáveis usando ou estando perto de agulhas.
Por fim, a terapia de injeção peniana para disfunção erétil pode oferecer algumas desvantagens, como dor no local da injeção ou durante a ereção (cerca de 10% dos casos), sensibilidade aumentada e ardência após a aplicação. No entanto, aqueles que se adaptam ao tratamento o realizam com muita satisfação e sucesso durante anos, sem cogitar outra forma de tratamento.
Logo, é importante que esses pacientes sejam sempre muito bem orientados e acompanhados pelo urologista, garantindo que possam obter o melhor resultado possível e sem complicações.