Se o seu filho apresenta um estridor inspiratório que aumenta com o choro, agitação, esforço físico e também nos processos virais, especialmente nos primeiros meses de vida, atenção! Esses sinais podem indicar uma anomalia congênita da laringe, a laringomalácia.
Entenda mais sobre a laringomalácia, seu diagnóstico e tratamento a seguir:
Pneumologista Maringá: Como ocorre? - Laringomalácia Maringá
Não há consenso na literatura sobre as causas da laringomalácia, mas a mais aceita é de que a diminuição no tônus da laringe ocorre devido a uma imaturidade neuromuscular, o que explica a resolução do problema de forma natural em torno de 1 a 2 anos de idade.
Essa anomalia consiste no colapso da cartilagem da laringe durante a etapa de inspiração da respiração, o que resulta na obstrução intermitente das vias aéreas superiores e no estridor. Em alguns casos, a obstrução das vias aéreas superiores pode gerar dificuldades associadas na alimentação, como o refluxo gastroesofágico, por exemplo.
Pneumologista Maringá: Quais são os principais sintomas da laringomalácia? - Laringomalácia Maringá
Além do estridor inspiratório, podem haver outros sintomas associados, como engasgos, cansaço ao mamar e dificuldade de ganho de peso. Crianças com comorbidades tendem a apresentar quadros mais graves de laringomalácia.
A intensidade dos sintomas varia de acordo com o grau da obstrução, em casos leves a voz e o choro são normais, mas a criança apresenta o estridor inspiratório, sem outros sintomas associados.
Nos casos moderados, a criança pode apresentar tosse, engasgos, regurgitação e dificuldade de alimentação. As formas mais graves da laringomalácia podem apresentar apneia, cianose, dificuldade de ganho ponderal, hipertensão pulmonar e até cor pulmonale (aumento do ventrículo direito secundário à pneumopatia, o qual provoca hipertensão arterial pulmonar, sucedida por insuficiência ventricular direita).
Pneumologista Maringá: Como é realizado o diagnóstico? - Laringomalácia Maringá
O diagnóstico da laringomalácia é feito por meio da análise das características clínicas do paciente e confirmado por um exame de endoscopia da laríngea flexível, ou por meio da laringoscopia direta rígida.
Pneumologista Maringá: Como é feito o tratamento? - Laringomalácia Maringá
Apesar dessa anomalia, na maioria dos casos, se resolver com o tempo, algumas intervenções podem ser necessárias para promover o alívio da intensidade dos sintomas. Para pacientes com laringomalácia leve e sem fatores de risco, somente uma avaliação clínica já pode ser suficiente para promover uma melhora, fornecendo aos pais as principais orientações para lidarem com o caso.
Já no caso de pacientes com laringomalácia moderada, deve-se iniciar o tratamento medicamentoso enquanto nos casos mais graves, pode ser indicada uma abordagem cirúrgica.
Pneumologista Maringá: Principais orientações para pais e responsáveis - Laringomalácia Maringá
Se o seu filho apresenta sintomas como estridor inspiratório, é de extrema importância buscar a ajuda de um pneumologista pediátrico e de um otorrinolaringologista para investigar suas causas, já que esse sintoma também pode indicar outras doenças respiratórias.
Logo, caso você note os sintomas citados ao longo do texto, entre em contato e agende uma consulta para que possamos fornecer as melhores orientações de cuidados em caso de laringomalácia, iniciando o tratamento mais adequado.