Crianças com TDAH são super inteligentes, dedicadas e vivem de forma intensa. E por serem tão intensas, seus níveis de excitabilidade precisam ser controlados, algo que pode ser alcançado através da alimentação.
Alguns estudos têm relacionado a presença de ácido benzóico, substância presente em refrigerantes e em alimentos processados ou ricos em açúcar, como causadores de excitabilidade em crianças TDAH.
Diversos estudos demonstram que certos grupos alimentares podem ajudar a aliviar os sintomas do transtorno. São eles:
Alimentos ricos em ferro, como carne vermelha magra, frango e feijão, ajudam a reduzir os sintomas do TDAH, já que as crianças com esse transtorno tendem a apresentar níveis mais baixos desses minerais no seu sistema.
Esses minerais ajudam a manter o cérebro mais "calmo", melhorando a concentração da criança. Eles podem ser encontrados em mariscos, nozes, sementes, legumes, grãos e iogurtes.
Alimentos altamente proteicos ajudam a minimizar os picos de açúcar no sangue. As principais fontes de proteína são: carnes, peixes, aves, ovos, feijões, nozes e produtos lácteos com baixo teor de gordura.
Diversos estudos mostram que a suplementação de ômega 3 pode oferecer excelentes benefícios à criança com TDAH, minimizando a hiperatividade e ajudando a melhorar a concentração.
Dessa forma, receber um acompanhamento alimentar e nutricional adequado é fundamental para contribuir com o resultado das demais terapias realizadas por essas crianças.
Por fim, lembre-se que coisas diferentes funcionarão para crianças diferentes. Logo, antes de investir na dieta do seu filho, busque ajuda de um especialista. Acesse o link da minha biografia e agende sua avaliação.