Infertilidade masculina e cirurgia de varicocele

Infertilidade masculina e cirurgia de varicocele
Infertilidade masculina e cirurgia de varicocele

Você e sua companheira estão enfrentando dificuldades para engravidar? Saiba que a varicocele é a principal causa da infertilidade masculina, afetando cerca de 40% dos casais que desejam engravidar e não conseguem.

 

A varicocele é uma doença que causa a dilatação anormal das veias dos testículos, vasos venosos responsáveis por drenar o sangue, mantendo-o ao redor dessa estrutura. Além disso, a varicocele pode ocasionar o aumento da temperatura dos testículos, diminuindo a produção e alterando a função dos espermatozóides.

 

A incidência da varicocele na população geral é de até 22,6%, mas a doença pode ser diagnosticada por um urologista desde a adolescência, fazendo com que as consultas regulares desde essa faixa etária sejam de extrema importância, já que nem sempre a doença apresenta sintomas.

 

Entenda mais sobre a condição e o seu tratamento a seguir:

 

  • Urologista Maringá: Entenda o que é a varicocele e como ela gera a infertilidade masculina - Cirurgia de Varicocele Maringá

A varicocele costuma surgir durante a puberdade, de forma assintomática, ocorrendo com maior intensidade no testículo esquerdo, embora também possa ser bilateral. Por se tratar de uma doença silenciosa, ou seja, que não gera sintomas de dor ou desconforto, a maioria dos pacientes só descobre a varicocele na idade adulta, quando buscam a ajuda do urologista para investigar casos de infertilidade.

 

A varicocele gera um aquecimento contínuo do testículo, que por sua vez gera uma grande produção de radicais livres, os quais “atacam” as células produtoras de espermatozoides e com o tempo, geram a morte dessas células.

 

Devido a diminuição das células produtoras de espermatozóides, há uma diminuição tanto das taxas de uma gravidez natural quanto por meio de técnicas de reprodução assistida.

 

  • Urologista Maringá: Como é realizado o diagnóstico da varicocele? - Cirurgia de Varicocele Maringá

A varicocele pode ser classificada em diferentes graus, sendo eles:

 

. Grau I (leve);

 

. Grau II (moderado);

 

. Grau III (importante).

 

Nem todos os homens que têm varicocele vão desenvolver a infertilidade, sendo esse problema mais comum em indivíduos com graus II e III, sendo importante investigar o problema junto ao urologista, que fará exames complementares para verificar a necessidade de tratamento.

 

Em alguns casos de varicocele, os vasos são bastante visíveis e o diagnóstico clínico é simples, mas em outras situações, o urologista pode solicitar exames complementares, como o ultrassom com Doppler, que permite a visualização da circulação do sangue no local e ajuda a identificar o problema, ou um espermograma, a fim de medir a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, avaliando a necessidade da cirurgia de varicocele.

 

  • Urologista Maringá: Quando o tratamento cirúrgico é indicado? - Cirurgia de Varicocele Maringá

Quando o paciente não apresenta comprometimento na produção e nem na qualidade dos espermatozóides, é importante que o mesmo venha a realizar avaliações anuais com o urologista, por meio dos exames citados acima. Entretanto, quando as avaliações anuais mostram uma redução da produção de espermatozoides ou quando um testículo acometido pela varicocele tem seu crescimento retardo em relação ao outro testículo, o urologista pode indicar a cirurgia de varicocele, a fim de corrigir os prejuízos causados à função do testículo.

 

A cirurgia de varicocele, a varicocelectomia, é indicada para corrigir a dilatação dos vasos causada pela varicocele e que prejudicam a produção e a função dos espermatozóides.

 

  • Urologista Maringá: Entenda como é realizada a varicocelectomia - Cirurgia de Varicocele Maringá

A cirurgia de varicocele é a técnica mais indicada para o tratamento da varicocele, a qual é realizada pelo urologista com a utilização de um microscópio, já que as veias dilatadas não são manipuláveis a olho nu.

 

O procedimento é realizado com o paciente sob anestesia geral e tem duração aproximada de duas horas.

 

Em cerca de 50% dos casos, a cirurgia de varicocele melhora a qualidade e a concentração dos espermatozoides, algo que costuma ocorrer após cerca de seis meses a um ano. Por fim, vale destacar que a varicocelectomia deve ser indicada apenas após a avaliação de todos os fatores que possam também interferir na concepção. E se após a cirurgia não houver melhoras significativas no resultado do espermograma ou o casal não consiga atingir a gestação após um período de 1 ano, o ideal é que o casal procure uma clínica especializada em reprodução assistida.

 

Caso você e a sua parceira estejam tentando engravidar sem sucesso, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso, indicando a melhor forma de tratamento.

Texto escrito por:
Dr. Maurício Figueiredo Lima e Marchese
Urologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
03/09/2024
Sou muito grato ao Dr. Maurício pela dedicação e profissionalismo. A consulta foi além das minhas expectativas, com um atendimento…
Paciente Oculto
13/02/2023
Mês mundial de combate ao câncer de próstata. Ontem realizei a cirurgia de câncer de próstata (prostatectomia radical) do…
Laira Marinho
10/02/2023
O atendimento com o Dr. é excelente. Tive pedra no rim e estava com muita dor. Na primeira consulta, ele já marcou minha…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email