Laringite viral aguda

Laringite viral aguda
Laringite viral aguda

A laringite aguda é uma doença inflamatória, geralmente causada por um vírus, gerando uma inflamação na laringe e na região subglótica, área abaixo das cordas vocais, causando assim a obstrução da passagem de ar para os pulmões. Normalmente, a laringite afeta com maior incidência crianças entre os 6 meses e os 6 anos de idade, com um pico de incidência em torno de 1 ano e 6 meses.

 

A tosse rouca do seu filho pode ser um sintoma de laringite viral aguda e para que você possa entender mais sobre os sinais de alerta que requerem a atenção de um Pneumologista Pediátrico, continue a leitura desse texto.

 

  • Pneumologista Pediátrico Maringá: Principais sintomas da doença - Laringite viral aguda Maringá

Devido ao ponto de ação inflamatória, o principal sintoma da laringite viral aguda é a tosse rouca ladrante, mais conhecida como a famosa “tosse de cachorro”, mas antes de atingir esse ponto de irritabilidade, a doença se manifesta através de sintomas como:

 

- Coriza;

 

- Faringite (inflamação na região da garganta);

 

- Tosse leve;

 

- Febre baixa.

 

No período de 12 a 48h de infecção, começa o processo que caracteriza a laringite viral aguda por meio dos sintomas de obstrução das vias aéreas superiores:

 

- Tosse rouca ladrante;

 

- Rouquidão;

 

- Estridor;

 

- Dificuldade para respirar.

 

Geralmente, os sintomas se apresentam de forma autolimitada, ou seja, tem uma crescente de evolução em um nível determinado e amenizam em torno de 3 à 5 dias.

 

  • Pneumologista Pediátrico Maringá: Sintomas mais graves da laringite viral aguda - Laringite viral aguda Maringá

Apesar da característica autolimitada dos sintomas, alguns organismos podem desenvolver casos mais graves da doença, apresentando sintomas como:

 

- Aumento de frequência cardíaca;

 

- Aumento de frequência respiratória;

 

- Desconforto respiratório;

 

- Batimento de asas nasais;

 

- Boca e extremidades roxas, cianose;

 

- Agitação;

 

- Sonolência;

 

- Presença de doença de refluxo gastroesofágico;

 

- Presença de alterações anatômicas congênitas que condicionam o estreitamento desta área inflamada.

 

  • Pneumologista Pediátrico Maringá: Causas e diagnóstico - Laringite viral aguda Maringá

Conforme explicado anteriormente, a laringite viral aguda é uma doença causada por vírus, sendo o mais comum dele o vírus Parainfluenza, mas devem ser considerados também os vírus Influenza, vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, Rinovírus, entre outros. Ainda, ocorre raramente de ser causada por alguma bactéria como Mycoplasma Pneumoniae.

 

Por isso, a laringite é mais comum durante o inverno, coincidindo com o pico de incidência do vírus Parainfluenza e Influenza. No entanto, ela pode ocorrer durante todo o ano e o seu diagnóstico deve ser feito por meio de um exame clínico, sem a necessidade de exames complementares, mesmo em casos leves que não apresentem complicações.

 

  • Pneumologista Pediátrico Maringá: Como é realizado o tratamento? - Laringite viral aguda Maringá

O tratamento da laringite viral aguda irá depender da variação dos sintomas, mas, de forma simples, consiste na adoção de medidas que ajudem a amenizá-los, como a limpeza das vias aéreas, por exemplo, bem como de medidas que acalme a criança em momentos de maior dificuldade respiratória ou em crises de tosse, por exemplo.

 

Em casos mais graves, pode ser necessário realizar o tratamento com corticoides orais e/ou inalados, e, por vezes, aerossóis com adrenalina. Nos raros casos de internação, as causas mais comuns são a dificuldade respiratória grave, com necessidade de tratamento com oxigênio e, raramente, ventilação. Caso haja a desidratação por recusa ou intolerância oral, o paciente pode necessitar de hidratação endovenosa.

 

  • Pneumologista Pediátrico Maringá: Principais orientações - Laringite viral aguda Maringá

Mesmo sendo uma doença de origem viral é possível que pais e responsáveis adotem uma série de cuidados preventivos ao desenvolvimento da laringite viral aguda, bem como de outras doenças respiratórias.

 

Logo, caso você note os sintomas da laringite viral aguda no seu filho, entre em contato e agende uma consulta para que possamos fornecer as melhores orientações de prevenção aos problemas respiratórios do seu filho (a), iniciando o melhor tratamento caso haja a presença de sintomas de problemas mais sérios.

Texto escrito por:
Dra Vanessa Mick
Pneumologista Pediatrico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
02/09/2024
Sou muito grato a Dra. Vanessa pela dedicação e profissionalismo. A consulta foi além das minhas expectativas, com um atendimento…
Bruna
28/03/2022
Uma ótima médica, super competente e atenciosa.
Patricia
28/03/2022
Dra Vanessa é muito atenciosa e competente. Gostei muito da consulta e atendimento!
Cristina
28/03/2022
Ótimo atendimento e tratamento. A Dra é muito competente e sempre muito atenciosa.
Flávia
28/03/2022
Gostei muito do atendimento da Dra Vanessa. Além de ser uma ótima médica é muito simpática.
Willian
28/03/2022
Ótima profissional, muito eficiente e atenciosa. Super recomendo!
Vera
28/03/2022
A Dra Vanessa é muito atenciosa e uma excelente profissional, além de ser pontual e mostrar conhecimento na sua área. Tirou…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email