A refração é um fenômeno natural, o qual acontece dentro do globo ocular e permite a modificação da velocidade de propagação da luz. Na prática, isso significa que os raios de luz correspondentes a um objeto são desviados à medida que passam pela córnea, sendo convertidos em um único ponto na retina.
Este ponto forma uma projeção invertida da imagem que os olhos estão observando. Mas, a retina tem a função de enviar impulsos elétricos dessa projeção por meio do nervo óptico ao cérebro, que re-inverte a imagem, fazendo com que a enxerguemos do jeito correto.
Continue a leitura dessa matéria e entenda o que esse fenômeno físico tem a ver com seu problema de visão!
Oftalmologista Linhares: Principais erros refrativos - Cirurgia refrativa Linhares
Os erros de refração ocorrem quando há uma irregularidade que impede que os raios de luz de algum objeto sejam convertidos em um único ponto focal na retina, ao atravessarem a estrutura ocular, fazendo com que a visão fique turva ou distorcida. É desta forma que se desenvolvem os problemas mais comuns de refração ocular. São eles:
- Miopia;
- Astigmatismo;
- Hipermetropia;
- Presbiopia.
Oftalmologista Linhares: Conheça a cirurgia refrativa - Cirurgia refrativa Linhares
Os erros refrativos citados anteriormente causam aos paciente que os possuem uma dependência, às vezes até de forma integral, do uso de óculos ou de lentes de contato e para aliviar o sintoma da visão distorcida, bem como todos os demais fatores resultantes desse processo, como cefaleias constante ou fadiga ocular, por exemplo, a cirurgia refrativa é o procedimento mais indicado.
De maneira geral, a cirurgia refrativa é realizada a laser, o qual atua na parte da frente da córnea, nossa lente natural e que tem a função de proteger a camada frontal do olho, bem como de ajudar a concentrar a luz sobre a retina. Dessa maneira, a cirurgia refrativa age diretamente nessa lente, modificando o seu formato para a correção de grau.
A cirurgia refrativa dura cerca de 5 a 10 minutos, em cada olho, e pode ser realizada ambulatorialmente ou em hospital, mas sem a necessidade de internação e com o paciente sob efeito de anestesia, feita a partir da aplicação de colírio nos olhos.
Oftalmologista Linhares: Qual é o grau mínimo para cirurgia refrativa? - Cirurgia refrativa Linhares
Uma das condições para a realização da cirurgia refrativa é a estabilidade do grau por, pelo menos, o período de um ano, não apresentando aumento ou diminuição considerável no período avaliado. Essa estabilização ocorre, geralmente, na faixa dos 21 anos, quando essas alterações são menos frequentes.
Existem outros parâmetros a serem analisados pelo oftalmologista para a realização da cirurgia refrativa como, por exemplo, o formato do globo ocular do paciente. Mas, em relação ao grau mínimo para o procedimento cirúrgico, deve ser considerado que em pessoas com grau abaixo de um, o recomendado é que a cirurgia não seja feita, por ser um erro refrativo muito pequeno para justificar tal procedimento.
Acima desse grau, a cirurgia é mais aconselhável, pois essa decisão também depende do nível de desconforto do paciente em relação ao uso dos óculos e/ou lentes de contato.
Oftalmologista Linhares: Riscos e recuperação pós-cirúrgica - Cirurgia refrativa Linhares
A cirurgia refrativa é um procedimento totalmente seguro, rápido e eficaz. Os raros casos de efeitos colaterais registraram apenas sintomas como a sensação de olho seco, o aumento do ofuscamento à noite e da sensibilidade à luz durante o dia que se dissiparam com o tempo.
A recuperação irá variar de acordo com a técnica utilizada no procedimento, com os métodos mais modernos, como LASIK e SMILE. O paciente pode operar em um dia, ter algumas horas de desconforto, e voltar ao trabalho no dia seguinte. Porém, com técnica mais tradicional, chamada de PRK, a recuperação é um pouco mais lenta e apresenta um pouco mais de dor nos primeiros dias. Nesse caso, a pessoa pode retornar ao trabalho entre 4 a 5 dias depois da cirurgia.
A avaliação da técnica a ser utilizada será feita pelo especialista, que irá orientar a respeito da opção mais adequada para cada caso.
Oftalmologista Linhares: Como realizar o procedimento com grau mínimo? - Cirurgia refrativa Linhares
Se você tem interesse em saber mais sobre a realização da cirurgia refrativa em grau mínimo, bem como sobre o funcionamento do procedimento e qual o método ideal para o procedimento no seu caso, entre em contato e agende sua avaliação. Somente através da cirurgia que você conseguirá ter sua visão correta e regular novamente sem a possibilidade de piora novamente.