A terceira idade é uma fase que vem acompanhada de diversas mudanças físicas e emocionais e embora esse período possa parecer desalentador, tornar-se idoso não significa, necessariamente, estar doente.
É possível ser um idoso saudável e ativo, a partir da adoção de algumas práticas, como, por exemplo, manter uma dieta equilibrada, que inclua alimentos antioxidantes, com baixo teor de gordura e açúcar, praticar técnicas de relaxamento que possam ajudar a reduzir o estresse, além de praticar atividade física regularmente.
Imagine a seguinte situação: Dois idosos, com a mesma idade, mas com a diferença de que um pratica exercícios físicos regularmente e o outro nunca achou necessário se exercitar com regularidade.
Na terceira idade, as duas pessoas irão sofrer com a perda de massa muscular, natural dessa fase, mas qual você acha que terá mais qualidade de vida para continuar aproveitando bons momentos ao envelhecer?
Em idosos, a atividade física ajuda a prevenir quedas e lesões relacionadas, o declínio da saúde óssea e da capacidade funcional, além de ajudar no controle do diabetes, da artrite e de doenças vasculares.
A atividade física é uma das principais estratégias para prevenir quedas em idosos, já que, além de promover o fortalecimento muscular, ela também promove a melhora do equilíbrio, ajudando a reduzir o risco de quedas em até 30%.
Isso ocorre porque a atividade física ajuda a melhorar a coordenação motora, a flexibilidade e a resistência física, o que contribui para a manutenção da independência e da qualidade de vida dos idosos.
Por fim, é importante escolher uma atividade física que seja adequada às necessidades e limitações de cada indivíduo, e que seja realizada com frequência e regularidade, além de consultar um profissional da saúde antes de iniciar qualquer prática física, especialmente nos casos de condição de saúde pré-existente.
Não deixe de visitar o seu médico regularmente! Entre em contato e agende sua avaliação.