A lente intraocular - LIO - é uma película artificial, a qual é inserida no olho para substituir o cristalino danificado, uma espécie de lente natural transparente e flexível, cuja função é regular o foco dos objetos que enxergamos, gerando uma acomodação visual. Portanto, a lente intraocular é inserida quando essa outra lente natural sofre desgaste, seja devido a doenças ou até acidentes, por exemplo.
Entenda mais sobre a lente intraocular, suas indicações e seus principais tipos a seguir:
Oftalmologista Linhares: Para que serve a lente intraocular? - Lente Intraocular Linhares
A inserção da lente intraocular é a forma mais eficaz no tratamento da catarata, mas também é recomendada em casos de correção de problemas de vista e de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Sendo assim, o implante da lente intraocular tem a função de devolver o foco e a nitidez à visão de quem sofre com essas condições.
Oftalmologista Linhares: Como o procedimento para colocação do implante de LIO é realizado? - Lente Intraocular Linhares
O procedimento usa a técnica da facoemulsificação, onde os instrumentos são introduzidos no globo ocular por meio de incisões mínimas, com a finalidade de fragmentar o cristalino. Após esse processo de fragmentação o cristalino é aspirado e então é substituído pela lente intraocular.
Para que não haja dúvidas, a lente implantada é confeccionada sob medida, através de cálculos que dimensionam os olhos e analisam o trajeto do raio de luz dentro do globo óptico do paciente, para que a adaptação seja perfeita, visto que a sua durabilidade da lente intraocular é para a vida toda.
Oftalmologista Linhares: Tipos de lente intraocular - Lente Intraocular Linhares
A escolha da lente intraocular é feita a partir de uma análise do globo ocular e de outras informações fornecidas através de diferentes exames. De todo modo, as lentes podem ser classificadas como rígidas ou flexíveis, sendo esta última a mais utilizada devido sua característica dobrável, a qual permite uma incisão menor e também ajuda na correção de outros transtornos de focalização que o paciente tenha antes de realizar a cirurgia.
No caso das lentes flexíveis temos os seguintes modelos:
- Lentes intra-oculares monofocais não-tóricas: geralmente indicadas para correção de miopia baixa, hipermetropia de até 6 graus e astigmatismo de até um grau, — melhorando o foco da visão apenas para longe, consequentemente. Mesmo após o procedimento, o paciente deverá usar óculos para perto, se necessário;
- Lentes intra-oculares monofocais tóricas: indicadas para pacientes com astigmatismo corneano acima de 1 grau. Possuem curvaturas calculadas para corrigir o astigmatismo corneano, que não pode ser corrigido com as monofocais tradicionais;
- Lentes intra-oculares multifocais tóricas ou não-tóricas: tem dois pontos de focos distintos, para longe e para perto. A implantação da lente multifocal tórica é realizada para astigmatismo corneano for médio ou alto e a não-tórica para astigmatismos pequenos;
- Lentes intra-oculares multifocais acomodativas: nessa tecnologia busca-se a fisiologia e a anatomia naturais do cristalino ao simular o movimento de acomodação dele, realizando adaptações de focalização tanto para longe quanto para perto.
Se você tem interesse em saber mais sobre a colocação da Lente Intraocular, bem como sobre o tratamento da catarata, entre em contato e agende sua avaliação.