A osteomielite é uma infecção óssea causada por bactérias, micobactérias ou fungos, que pode acometer indivíduos de todas as faixas etárias, mas que é mais comum em crianças e idosos. Normalmente, o problema é resolvido quando diagnosticado ainda na fase inicial, tratado com a administração de antibióticos. No entanto, sem tratamento adequado com o ortopedista, a osteomielite pode causar sequelas graves, com necrose da área afetada, deformação e perda óssea.
Ortopedista Umuarama: Quais são as possíveis causas dessa infecção? - Osteomielite Umuarama
Na osteomielite, os microrganismos podem adentrar os ossos de diversas maneiras, sendo as mais comuns:
- Através de pequenas lesões na pele, ou na mucosa;
- Através da ingestão de alimentos contaminados.
Rompida a barreira inicial, os germes podem migrar pela corrente sanguínea e infectar os ossos. Contudo, essas não sãos as únicas formas de contaminação, já que fungos e bactérias podem atingir os ossos por meio da:
- Proximidade com feridas na pele;
- Complicação de doenças periodontais;
- Pelo contato direto com o osso através de uma fratura exposta;
- Durante cirurgias ortopédicas corretivas ou para a implantação de próteses;
- Através de um ferimento por objeto perfurante contaminado.
Ortopedista Umuarama: Os principais tipos de osteomielite - Osteomielite Umuarama
A osteomielite pode ser classificada de duas formas diferentes, de acordo com a evolução da doença. São elas:
- Osteomielite aguda: é a infecção óssea diagnosticada nas quatro primeiras semanas. A osteomielite aguda é mais comum em crianças, sendo tratada, geralmente, com o uso de antibióticos.
- Osteomielite crônica: é o processo inflamatório que continua por mais de seis semanas. Em geral, a osteomielite crônica surge em decorrência de uma outra infecção ou de uma lesão aguda, que não foi tratada adequadamente e, por isso, acabou se agravando. Nesses casos, o tratamento é individualizado e com duração prolongada.
Ortopedista Umuarama: Quais são os principais sintomas dessa infecção? - Osteomielite Umuarama
Os principais sintomas da osteomielite incluem:
- Febre;
- Inchaço, dor e vermelhidão na região afetada;
- Fadiga;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de movimentar a área acometida.
Ortopedista Umuarama: Como é feito o diagnóstico da osteomielite? - Osteomielite Umuarama
O diagnóstico inicial da osteomielite é feito, inicialmente, por meio da análise do ortopedista, que verifica os sinais mais aparentes da infecção, como inchaço e vermelhidão na área. O ortopedista pode solicitar a realização de exames de sangue, a fim de investigar possíveis inflamações no organismo, bem como exames de imagem, como ressonância magnética, cintilografia óssea ou tomografia.
O diagnóstico diferencial é feito através da biópsia do osso infectado, com a amostra sendo coletada durante a limpeza cirúrgica e levada para análise no microscópio.
Ortopedista Umuarama: Como é realizado o tratamento para a infecção nos ossos? - Osteomielite Umuarama
O tratamento mais comum da osteomielite consiste no uso de antibióticos, mas para que essa via de tratamento tenha sucesso, será preciso eliminar o foco infeccioso, para evitar que o problema não se torne crônico.
Na própria biópsia já ocorre a remoção física do ponto de origem da infecção, mas caso esse foco não seja retirado, ele pode impedir a chegada dos medicamentos ao tecido ósseo atingido. Caso o paciente possua uma prótese na região da articulação atingida, ela também deve ser retirada ou trocada.
Em último caso, se a infecção continuar a se expandir, o ortopedista pode sugerir a amputação da área afetada, a fim de interromper de vez a infecção.
Quer saber mais sobre a Osteomielite? Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso. Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter.