A lombalgia, também conhecida como dor lombar crônica, é um problema que acomete, anualmente, cerca de 2 milhões de brasileiros, sendo uma das principais causas de afastamento do trabalho.
A principal causa da dor lombar crônica é de origem muscular, provocando dores que podem ser desencadeadas devido à realização de esforços físicos de maneira incorreta ou exagerada, estar com sobrepeso ou permanecer em postura incorreta por um certo período de tempo. No entanto, existem outras causas, como a falta de exercício físico, inflamações, infecções, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, degeneração de alguma articulação e até por problemas emocionais.
Lombalgia: Quais são as causas da dor lombar crônica? - Especialista em Dor Maringá
Nossa coluna é formada por um grande número de ligamentos, tendões, discos, músculos, ossos, e articulações, fazendo assim com que existam inúmeras causas para a dor lombar crônica. Mas, conforme explicado no início deste texto, a maioria das dores lombares é causada pelo “mau uso” ou “uso excessivo” das estruturas da coluna, que com o passar do tempo, desgastam as estruturas da coluna, levando à degeneração dos discos intervertebrais e das articulações.
Além disso, doenças inflamatórias, como, por exemplo, a espondilite anquilosante, infecções, e tumores, podem levar ao desenvolvimento da lombalgia.
Lombalgia: Como é realizado o diagnóstico da dor lombar crônica? - Especialista em Dor Maringá
O diagnóstico da lombalgia é clínico. Nele, o especialista em dor irá analisar fatores como as características da dor, duração, intensidade, horário em que costuma surgir, fatores que agravam ou ameniza, irradiação para outras áreas do corpo, al?e da presença de sinais de doenças sistêmicas, associadas à dor lombar.
A análise meticulosa desses fatores é essencial para que o especialista em dor defina um diagnóstico correto. No caso de lombalgias agudas, um exame de raio x pode ser solicitado para investigar alterações estruturais na coluna.
Lombalgia: Como é realizado o tratamento da dor lombar crônica? - Especialista em Dor Maringá
O tratamento da lombalgia pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo das características de cada caso e da origem do problema.
No tratamento conservador, o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos pode ser indicado para aliviar a dor, permitindo uma reabilitação mais adequada. Além disso, podem ser indicadas sessões de fisioterapias e cinesioterapia. Quando o tratamento conservador não apresenta o efeito desejado, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.
Além disso, na Clinidor — uma das primeiras clínicas médica especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, um dos nossos principais diferenciais terapêuticos é a intervenção por bloqueios percutâneos guiados por imagem, apresentando um índice de melhora significativo, já que, de forma resumida, interrompem os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.
Na Clinidor, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.
Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Referências
https://www.scielo.br/j/ape/a/xRDmHxxH9rmZY8zNPkvHqpF/?format=html&lang=pt
https://www.scielo.br/j/rdor/a/jHrgznMYZHQDfZRSrr4QF7D/?format=html&lang=pt