A vitamina D é uma vitamina essencial para diversas funções do nosso metabolismo ósseo, estando também relacionada à fisiopatologia de diversas doenças, ou seja, a falta dessa vitamina pode ser uma das condições para o surgimento de outros problemas de saúde. A seguir, entenda mais sobre a importância da vitamina D para o nosso organismo:
Vitamina D: Entenda o que é hipovitaminose D - Nutrólogo Maringá
A hipovitaminose D é o nome dado a deficiência dessa vitamina no organismo, que atinge a saúde de diversos indivíduos, de diferentes formas de acordo com cada idade. Em crianças, a deficiência de vitamina D leva ao atraso do crescimento e ao raquitismo. No caso dos adultos, a hipovitaminose D leva à osteomalacia, uma condição reumática que causa o amolecimento dos ossos do corpo, e ao hiperparatireoidismo secundário.
Consequentemente, essas condições acabam favorecendo a perda óssea e o desenvolvimento da osteopenia e da osteoporose. Além disso, a fraqueza muscular também pode ocorrer, contribuindo para o aumento do risco de quedas, fraturas ósseas, infecções respiratórias e até mesmo para alguns tipos de câncer.
Vitamina D: Quais são os sintomas da hipovitaminose D? - Nutrólogo Maringá
A ocorrência dos casos citados acima pode ser percebida a partir da manifestação e análise de alguns sintomas, como por exemplo:
- Surgimento da hipertensão;
- Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), no caso das mulheres;
- Alterações do sono;
- Depressão;
- Enxaqueca;
- Infecções respiratórias;
- Cansaço, adinamia, apatia;
- Fragilidade imunológica;
- Desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- Surgimento de diabetes tipo 2.
Vitamina D: Como é realizado o tratamento da hipovitaminose D? - Nutrólogo Maringá
Ter uma boa alimentação e expor-se ao sol nem sempre é suficiente para garantir níveis ótimos de vitamina D, que muitas vezes podem ser superiores àqueles dados como referencia pelos laboratórios. Por isso recorremos à suplementação oral ou intramuscular de vitamina D para os pacientes qie apresentam deficiência dessa vitamina.
Grupos de risco específicos, como bebês e crianças de até 3 anos, gestantes e idosos devem receber suplementos de vitamina D rotineiramente.
Por isso, com o diagnóstico de baixa vitamina D no organismo, é imprescindível o acompanhamento com um nutrólogo para que seja avaliada a melhor forma de fazer com que seus níveis de vitamina D aumentem com segurança.
Se você apresenta algum dos sintomas citados no texto, ou deseja fazer acompanhamento médico para diagnóstico de deficiências nutricionais com nutrólogo, entre em contato e agende uma consulta.