A diástase abdominal é um problema que atinge muitas mulheres após uma gravidez. Trata-se de uma deformação do abdômen, provocada pelo afastamento dos músculos reto abdominais devido ao enfraquecimento muscular decorrente do crescimento da região.
A principal causa da diástase é a gestação, que estica e afasta muito a musculatura, além de esticar a pele e causar flacidez. A abdominoplastia é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada para tratar a diástase abdominal.
Geralmente, esse procedimento é indicado em casos severos nos quais não é possível reverter o quadro com exercícios ou intervenções não invasivas, e a única opção é a cirúrgica. Entenda mais sobre o procedimento a seguir:
Abdominoplastia e Diástase: Quais são as principais causas da diástase? - Cirurgião Plástico Maringá
Além da gravidez, outros fatores ocorridos na área abdominal podem causar essa separação muscular, como por exemplo:
- Fraqueza dos músculos abdominais;
- Ganho de peso rápido;
- Perda de peso rápido;
- Obesidade;
- Levantamento de peso em excesso;
- Intensa prática de atividades físicas (em geral, realizadas de forma errônea);
- Doenças como, distúrbios na produção de colágeno.
Abdominoplastia e Diástase: Quais são os sintomas? - Cirurgião Plástico Maringá
Com a separação dos músculos, o tecido conjuntivo também perde elasticidade. Dessa maneira, pode surgir: flacidez abdominal, dor lombar, hérnias umbilicais, hérnia de disco, constipação intestinal e perda involuntária de urina.
A dor acontece porque os músculos do abdome atuam como uma espécie de cinta natural que protege a coluna durante os diversos movimentos que realizamos no dia a dia. Quanto mais fracos os músculos, maior o afastamento e, consequentemente, quanto mais afastados os músculos, mais desprotegida a coluna estará.
Abdominoplastia e Diástase: Como é realizado o tratamento por meio da abdominoplastia? - Cirurgião Plástico Maringá
Com a classificação de diástase abdominal grave, que é quando o afastamento dos músculos atinge 4 centímetros, a indicação mais adequada de tratamento é a realização do procedimento de abdominoplastia. O procedimento corrige o posicionamento da musculatura, restaurando os músculos enfraquecidos ou separados.
A abdominoplastia também atuará na remoção do excesso de pele, ou seja, eliminando a flacidez abdominal e removendo também o acúmulo de gordura, conferindo um contorno corporal mais harmônico.
Se você tem interesse em realizar a abdominoplastia para correção da diástase abdominal e deseja saber mais sobre como esse procedimento funciona. Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso e orientá-la com as principais recomendações que você deve seguir.