O ceratocone é uma doença ocular que não tem cura e que gera mudanças no formato da córnea, membrana transparente que protege a íris e a pupila. Naturalmente esse órgão apresenta uma curvatura circular, mas ao desenvolver o ceratocone, passa a ter sua parte central projetada para frente, ficando semelhante a um cone.
Nos estágios iniciais da doença, é possível obter visão satisfatória com o uso de óculos, com o avançar da doença os óculos já não são mais suficientes e o paciente necessita de adaptação de lentes de contato específicas para melhor visão.
Existem dois procedimentos cirúrgicos para abordagem do ceratocone, o cross-linking e o implante de anel intraestromal.
Anel intraestromal e Cross-Linking: Qual o melhor tratamento para o ceratocone?: Anel de Ferrara - Oftalmologista Linhares
O anel intraestromal (também conhecido como anel de Ferrara) é uma estrutura desenvolvida especificamente para implante no estroma da córnea, com a função de regularizar a superfície da córnea possibilitando ao paciente atingir melhor visão com os seus óculos ou com suas lentes de contato. O implante do anel intraestromal melhora a visão do paciente, no entanto, ainda não é comprovado que estabilize a progressão do ceratocone.
Anel intraestromal e Cross-Linking: Qual o melhor tratamento para o ceratocone?: Cross-Linking - Oftalmologista Linhares
O cross-linking é um procedimento realizado para impedir a evolução do ceratocone, ele é indicado para pacientes que tem ceratocone em estágios mais iniciais onde a visão ainda é boa mas foi documentado a progressão, ou seja, para os pacientes que foram comprovados através de exames que o ceratocone está aumentando. Esse procedimento consiste na retirada do epitélio, camada superficial da córnea, para ser aplicada a riboflavina, um composto orgânico de vitamina B12 que é administrado em forma de colírio e em seguida, há a aplicação de uma luz ultravioleta, o que possibilita a absorção da vitamina na camada mediana da córnea, fortalecendo suas fibras de colágeno, tornando ela mais rígida e resistente aos efeitos progressivos do ceratocone.
Anel de Ferrara e Cross-Linking: Qual o melhor tratamento para o ceratocone? - Oftalmologista Linhares
Cada cirurgia tem a sua indicação de acordo com o momento da doença, levando em consideração a acuidade visual do paciente e a progressão da doença.
- Objetivo principal: enquanto o anel intraestromal objetiva a melhora visual através da correção das irregularidades da córnea, o cross-linking tem a intenção de cessar o progresso do ceratocone por meio do fortalecimento das fibras corneanas.
- Objetivo secundário: o anel indiretamente acaba por reduzir as miopias e astigmatismos, já o segundo pode ajudar na regularidade das deformidades da córnea.
Anel de Ferrara e Cross-Linking: Qual o melhor tratamento para o ceratocone?: Contra indicações - Oftalmologista Linhares
Para entender qual é o melhor tratamento é necessário que o especialista e o paciente estejam em comum acordo com o objetivo da realização da cirurgia, mas outro ponto importante a ser levado em conta são as contraindicações. A realização de ambos os procedimentos em casos de ceratocone muito avançados não são recomendados, opacidade corneana, atopia severa e tolerância a lentes rígidas são pontos de contra indicação para a colocação do anel de ferrara. Ademais, fatores como histórico de ceratite herpética, doença autoimune e pouca capacidade de fechamento epitelial são contra indicação para quem quer realizar o cross linking.
Se você tem interesse em saber mais sobre a correção da ceratocone, bem como sobre os métodos de cirurgia mais indicados para o seu caso, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisá-lo, esclarecendo todas as suas dúvidas.