As pedras nos rins, também conhecidas como cálculos renais, são formações endurecidas no formato de pedrinhas em cristais, que se formam nos rins ou nas vias urinárias, obstruindo a passagem da urina e ocasionando muita dor ao paciente. Os motivos delas surgirem são diversos, vão desde a alimentação até o baixo consumo de água. Entenda mais sobre o problema a seguir.
Tratamento de pedras nos rins com laser: Sintomas - Urologista Maringá
Os sintomas mais alarmantes que indicam a existência de pedras no rins, além da dor e do incômodo ao urinar são:
- Cólica renal;
- Sangue na urina;
- Alteração do fluxo urinário;
- Infecção urinária;
Ainda existem relatos de dor aguda na região lombar, que dificulta ao paciente entender do que se trata o problema ao ter o sintoma.
Tratamento de pedras nos rins com laser: Tipos de cirurgia - Urologista Maringá
O avanço da tecnologia permitiu a aplicação da cirurgia para retirada de pedras nos rins a laser. Esse procedimento é praticamente indolor e tão eficaz quanto o método cirúrgico tradicional. A grande diferença, no entanto, é que o tratamento a laser não requer tantos cuidados especiais no pós-operatório. São dois métodos mais utilizados a laser:
- Ureterorrenolitotripsia flexível a laser: onde uma câmera, fina e flexível é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim, sendo controlada pelo cirurgião e que permite ao especialista ter uma visão em 360 graus da região, garantindo uma exploração minuciosa e completa do rim. Quando as pedras são identificadas, é introduzida uma fibra de laser pelo equipamento e os cálculos renais são pulverizados.
- Ureterolitotripsia semi-rígida a laser: também é realizada por meio da uretra, mas nesse método a câmera utilizada nessa cirurgia é mais fina, mas não permite realizar curvas. Sendo indicado geralmente para tratamento de cálculos no ureter, canal que liga o rim à bexiga. Da mesma forma, é utilizada a fibra de laser que é passada por dentro do aparelho para destruir os cálculos.
Tratamento de pedras nos rins com laser: Como Funciona - Urologista Maringá
A cirurgia de pedra nos rins a laser é um método moderno, que tem de 90 a 98% de chance de sucesso e baixas taxas de complicações, com foco em técnicas minimamente invasivas, mesmo no caso de pedras de maior tamanho. Normalmente, a liberação do paciente ocorre no mesmo dia da cirurgia, permitindo um rápido retorno ao trabalho e às demais atividades do dia a dia.
Logo, se você vem apresentando algum dos sintomas citados, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso, cuidando da sua saúde de forma segura e adequada.