Tracoma é uma espécie de conjuntivite, uma doença ocular causada especificamente por uma bactéria chamada de Chlamydia trachomatis, encontrada em lugares com baixas condições de saneamento básico e acesso à água. O contato com essa bactéria, portanto, gera uma inflamação que pode causar a cegueira infecciosa.
Tracoma: Sintomas - Oftalmologista Linhares
O tracoma é uma doença que atinge com maior frequência as crianças e em sua fase inicial apresenta sintomas como:
- Sensibilidade à luz;
- Coceira nos olhos;
- Vermelhidão nos olhos;
- Sensação de corpo estranho nos olhos;
- Dor nos olhos;
- Lacrimejamento;
- Secreção.
Tracoma: Transmissão - Oftalmologista Linhares
A transmissão ocorre por meio de contato direto com as secreções oculares ou do nariz em momentos de aparição da doença, já que a bactéria tem um período de incubação de 5 a 12 dias, podendo ocorrer ainda por contato indireto com objetos de uso íntimo contaminados, como toalhas, fronhas, etc.
Tracoma: Tratamento- Oftalmologista Linhares
O tratamento mais eficaz consiste no uso de antibióticos, com o objetivo de curar a infecção e causar a interrupção da cadeia de transmissão da bactéria, diminuindo a circulação do agente etiológico na comunidade, o que leva à redução da frequência das reinfecções e da gravidade dos casos.
Tracoma: Prevenção - Oftalmologista Linhares
Os fatores de risco claramente associados à ocorrência do tracoma são as baixas condições socioeconômicas e ambientais. Saneamento básico, acesso à água potável e destinação adequada do lixo, são medidas importantes para evitar a doença, mas existem medidas diárias que previnem a contaminação, são elas:
– Lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia;
– Não coçar os olhos;
– Não usar toalhas ou lenços de outras pessoas;
– Evitar dormir na mesma cama com várias pessoas.
O Bortot Day Hospital tem um alto padrão de excelência, qualidade, segurança e conforto para o seu tratamento ocular. Entre em contato e agende uma avaliação com nossos especialistas para que possamos analisar melhor o seu caso.