A colecistectomia por videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo, o qual visa tratar cálculos biliares, removendo a vesícula biliar do paciente. Os cálculos biliares são um problema comum e que podem trazer sérias complicações à saúde de um indivíduo, prejudicando a sua qualidade de vida.
Logo, é recomendado retirar a vesícula assim que eles se manifestam, tendo a colecistectomia videolaparoscópica como uma opção de cirurgia segura, pouco invasiva e que possibilita a rápida recuperação do paciente, já que não há a necessidade de fazer grandes cortes abdominais.
Colecistectomia Videolaparoscópica: Entenda como o procedimento funciona
Na colecistectomia por videolaparoscopia, ao contrário da cirurgia aberta, não é necessário realizar grandes incisões, pois contamos com o suporte de um laparoscópio, equipamento que possui uma câmera, a qual transmite as imagens aumentadas da região tratada diretamente para um monitor, com grande riqueza de detalhes.
Dessa forma, precisamos realizar apenas de três a quatro pequenos orifícios na cavidade abdominal do paciente, por onde serão inseridos o laparoscópio e os demais instrumentos cirúrgicos utilizados no procedimento. Os recursos utilizados na cirurgia nos possibilitam remover a vesícula sem lesionar os tecidos saudáveis.
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar com o paciente sob efeito de anestesia geral.
Colecistectomia Videolaparoscópica: Quando o procedimento é indicado?
A colecistectomia por videolaparoscopia é indicada para os pacientes que apresentam problemas vesiculares, como pedras na vesícula, colecistite, coledocolitíase, malformações da vesícula biliar e neoplasias, por exemplo. Antes da indicação, o paciente deve passar por uma série de exames pré-operatórios, como: hemograma completo, hemoglobina glicada, glicemia em jejum, creatinina, uréia, TP, TTPA, ECG, EAS e coagulograma, a fim de entendermos se realmente há a necessidade de extrair a vesícula.
Colecistectomia Videolaparoscópica: Principais vantagens da colecistectomia por videolaparoscopia
Conforme expliquei ao longo do texto, ao contrário da técnica aberta, a colecistectomia por videolaparoscopia nos possibilita uma maior precisão de movimentos, minimizando assim os possíveis danos a outros tecidos, diminuindo a dor pós-operatória, acabando com a necessidade grandes cortes, além de oferecer menos riscos de complicações e uma melhor recuperação.
Se você deseja entender mais sobre a colecistectomia por videolaparoscopia, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas, analisando o seu caso.