O estrabismo consiste na perda do paralelismo ocular, com o desalinhamento dos eixos visuais. Ou seja, é um desequilíbrio na função dos músculos oculares, fazendo com que os olhos não fiquem paralelos. No estrabismo, enquanto um dos olhos olha em frente, o outro está desviado.
Estrabismo: Principais Causas - Oftalmologista Linhares
Entre as causas prováveis, destacam-se:
- Dificuldade motora para coordenar o movimento dos dois olhos;
- Grau elevado de hipermetropia, que obriga forçar a aproximação dos olhos para compensar a dificuldade de visão (endotropia acomodativa);
- Baixa visão em um dos olhos;
- Doenças neurológicas (AVC, paralisia cerebral, traumas), genéticas (síndrome de Down), oculares (catarata congênita), infecciosas (meningite, encefalite), tireoide, diabetes e hereditariedade.
Estrabismo: Sintomas - Oftalmologista Linhares
Os sinais e sintomas são variáveis, mas os mais comuns são:
- Aparência dos olhos desviados;
- Visão dupla;
- Confusão ou turvação das imagens;
- Torcicolo;
- Cefaleia (dor de cabeça);
- Entre outros.
Estrabismo: Tratamento - Oftalmologista Linhares
Existe mais de um tipo de tratamento, que será indicado de acordo com a idade da apresentação e das características do estrabismo. Em crianças, algumas vezes a prioridade se torna o tratamento da visão e não do desvio propriamente dito. Para isso podem ser realizadas oclusão e/ou óculos.
Quanto mais precoce a intervenção, maior a possibilidade de eficácia do tratamento, sendo que após os 7 anos de idade há redução da resposta, e após os 10 anos há risco de baixa visão definitiva.
Além disso, em casos específicos poderá ser indicada a aplicação de ácido hialurônico para resolução de desvios paralíticos ou congênitos. Por sua vez, a cirurgia poderá ser empregada nos casos de desvios de grande ângulo, principalmente se despertam queixas estéticas, desvios em crianças pequenas ou após o tratamento da ambliopia e em paralisias.
O Bortot Day Hospital tem um alto padrão de excelência, qualidade, segurança e conforto para o seu tratamento ocular. Entre em contato e agende uma avaliação com nossos especialistas para que possamos analisar melhor o seu caso