A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica, podendo acometer a região dos alvéolos pulmonares, onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, o espaço entre um alvéolo e outro, chamados de interstícios. Basicamente, pneumonias são provocadas pela entrada de um agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.
Pneumonias: Tipos - Pneumologista Maringá
A pneumonia é desencadeada pela chegada de agentes ou substâncias tóxicas aos alvéolos, comprometendo sua função e pode ser classificada em 6 tipos:
- Pneumonia Bacteriana;
- Pneumonia Viral;
- Pneumonia Fúngica;
- Pneumonia Química;
- Pneumonia Comunitária;
- Pneumonia Hospitalar.
Os agentes causadores variam de acordo com a idade. Em geral, os vírus são os agentes mais frequentes nos bebês, especialmente até 1 ano de vida, com destaque para o vírus sincicial respiratório (VSR). Já a bactéria mais predominante é o Streptococcus pneumoniae.
Pneumonias: Sintomas - Pneumologista Maringá
- Tosse produtiva;
- Febre;
- Respiração acelerada;
- Presença de retrações do tórax (tiragem);
- Queda saturação de oxigênio (hipoxemia);
- Outros: diminuição da aceitação alimentar, prostração, sonolência.
Pneumonias: Tratamento - Pneumologista Maringá
O tratamento da pneumonia pode variar de acordo com o agente causador suspeito, podendo ou não ser indicado o uso de antibióticos. O internamento hospitalar está indicado nos pacientes que apresentarem algum critério de gravidade (descritos acima), sendo sempre importante identificar precocemente os sinais de complicações.
Portanto, se o seu filho (a) vem apresentando alguns dos sintomas descritos ao longo dessa matéria, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o caso de forma individual.