A abdominoplastia reversa, recebe esse nome exatamente pelo motivo de ser feita de forma oposta à convencional. Nela, a pele em excesso é retirada da parte superior do abdômen, logo abaixo da mama. O retalho do abdome é tracionado para cima e não para baixo como ocorre na abdominoplastia convencional. Entenda mais sobre o procedimento a seguir:
Abdominoplastia reversa: Quem pode realizar? - Cirurgião plástico Maringá
A abdominoplastia reversa não pode ser indicada para todos os pacientes e só deve ser realizada em alguns casos específicos, como por exemplo:
- Quando o paciente tem uma flacidez que não é revertida com o jato de plasma;
- Quando a flacidez é maior na parte superior do abdômen;
- Quando já houve a realização a abdominoplastia, mas ainda existe resíduo na parte inferior;
- Quando o paciente apresenta mais estrias na parte superior do abdômen do que na inferior.
Abdominoplastia reversa: Como o procedimento é realizado? - Cirurgião plástico Maringá
A abdominoplastia reversa se dá em ambiente hospitalar com uso de anestesia e duração de aproximadamente 2 horas. O procedimento é realizado através de uma incisão inframamária (no sulco mamário inferior) em formato de gaivota.
A extensão lateral dessa cicatriz é variável e o paciente deve estar ciente que, em casos com grande excedente cutâneo, pode atingir as costas. A pele é descolada até a cicatriz umbilical e o excesso tecidual é removido, de modo a preservar o suprimento de sangue em ambos os lados do umbigo. Se houver necessidade, é possível ajustar a parte superior dos músculos retos abdominais e o excesso de gordura pode ser removido por uma Lipoaspiração complementar.
Abdominoplastia reversa: Pós-operatório - Cirurgião plástico Maringá
Edemas, hematomas e alta sensibilidade são alguns dos sintomas esperados no pós-operatório recente, com duração de 10 a 14 dias. O retorno às atividades habituais leva cerca de três a quatro semanas.
O uso de cintas e malhas de compressão é indicado, para redução do edema e facilitar a cicatrização. Os resultados do procedimento são perceptíveis precocemente, porém o resultado final só pode ser observado em um período de 4 a 6 meses após a cirurgia.
Deseja entender mais sobre os benefícios que a Abdominoplastia Reversa pode proporcionar a você? Entre em contato e agende sua avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas, além de analisar o seu caso de forma individual.