Sentir dor é uma experiência que envolve, além de características sensoriais, sequelas emocionais. Por isso, muitas vezes o tratamento da dor crônica precisa de mais ferramentas do que somente o uso de analgésicos ou adjuvantes, como é o caso dos bloqueios percutâneos.
Os bloqueios percutâneos guiados por imagem são um diferencial no diagnóstico e também no tratamento/controle da dor, apresentando um índice de melhora significativo, já que, de forma resumida, interrompem os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central e ou promovem ação anti-inflamatória e analgésica no alvo que recebeu o bloqueio.
Estes bloqueios atuam na memória da dor, dessensibilizando a região afetada e consequentemente, diminuindo-a ou eliminando-a. A duração de cada bloqueio é variável, dependendo da resposta de cada paciente, do tipo de bloqueio e da patologia tratada. A seguir, entenda um pouco mais sobre os principais bloqueios utilizados na medicina da dor.
Bloqueios percutâneos para o controle da dor: Bloqueio Diagnóstico - Especialista em Dor Maringá
Os bloqueios diagnósticos são procedimentos minimamente invasivos, normalmente guiados por ultrassom ou algum outro método de imagem, com o objetivo de localizar de forma efetiva a origem da dor, ajudando assim a definir o tratamento mais adequado para cada paciente.
Bloqueios percutâneos para o controle da dor: Bloqueio de Ponto de Gatilho - Especialista em Dor Maringá
A síndrome dolorosa miofascial é uma das principais causas de dor músculo-esquelética, a qual é caracterizada pela presença de diversos pontos dolorosos, chamados de pontos de gatilho. Esses pontos, ao serem pressionados, geram dor referida e podem limitar o movimento da região afetada, causando a sensação de fraqueza muscular.
Nesse cenário, os bloqueios de ponto gatilho são utilizados para interromper o ciclo vicioso dor-espasmo-dor, contribuindo para o sucesso do tratamento multidisciplinar.
Bloqueios percutâneos para o controle da dor: Bloqueio Peridural - Especialista em Dor Maringá
O bloqueio peridural está entre os procedimentos mais utilizados no mundo para o controle da dor, consistindo na injeção de um anestésico local, associado a uma medicação anti-inflamatória no espaço peridural.
O bloqueio pode ser realizado por meio de diferentes técnicas, sempre guiados por procedimentos de imagem e de forma ambulatorial, com o paciente retornando para casa algumas horas depois da aplicação. Apresenta um efeito imediato no alívio da dor.
Bloqueios percutâneos para o controle da dor: Bloqueios Facetários - Especialista em Dor Maringá
As facetas articulares são pequenas articulações que conectam a parte posterior da coluna vertebral, as quais podem sofrer um processo inflamatório e degenerativo, causando dor e desconforto. Nesses casos, os bloqueios facetários com anti-inflamatórios ou outras substâncias, como ácido hialurônico, por exemplo, podem ser utilizados no tratamento de quadros de hérnia de disco ou de dor radicular, tanto cervical quanto lombar.
Bloqueios percutâneos para o controle da dor: Bloqueio da articulação sacroilíaca - Especialista em Dor Maringá, entre outros.
A articulação sacroilíaca é uma grande articulação localizada entre o osso sacro e o osso ilíaco (osso da bacia), sendo responsável pela ligação da parte inferior da coluna vertebral com a pelve. O comprometimento desta estrutura é uma das principais causas da dor lombar crônica.
O bloqueio da articulação é realizado com a injeção de anestésicos, anti-inflamatórios, ácido hialurônico, entre outras substâncias na articulação afetada.
Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.
Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Refêrencias:
Soneji N, Bhatia A, Seib R, Tumber P, Dissanayake M, Peng PW. Comparison of Fluoroscopy and Ultrasound Guidance for Sacroiliac Joint Injection in Patients with Chronic Low Back Pain. Pain Pract. 2016;16(5):537-544. doi:10.1111/papr.12304
Affaitati G, Fabrizio A, Savini A, et al. A randomized, controlled study comparing a lidocaine patch, a placebo patch, and anesthetic injection for treatment of trigger points in patients with myofascial pain syndrome: evaluation of pain and somatic pain thresholds. Clin Ther. 2009;31(4):705-720. doi:10.1016/j.clinthera.2009.04.006
Manchikanti L, Abdi S, Atluri S, et al. An update of comprehensive evidence-based guidelines for interventional techniques in chronic spinal pain. Part II: guidance and recommendations. Pain Physician. 2013;16(2 Suppl): S49-S283.
Manchikanti L, Abdi S, Atluri S, et al. An update of comprehensive evidence-based guidelines for interventional techniques in chronic spinal pain. Part II: guidance and recommendations. Pain Physician. 2013;16(2 Suppl): S49-S283.