A bronquiolite viral aguda é uma das principais causas de internação de crianças com menos de 1 ano de idade e acontece com maior frequência durante o período de outono-inverno. A gravidade da bronquiolite viral aguda se dá devido a condição em que se tem uma baixa concentração de oxigênio no sangue, a hipoxemia.
Entenda mais sobre o problema a seguir:
Bronquiolite viral aguda Maringá: Principais Causas - Pneumologista Maringá
A bronquiolite viral aguda possui como agente etiológico mais frequente o vírus sincicial respiratório, o qual gera um processo inflamatório intenso nas vias aéreas, prejudicando as vias mais estreitas e causando ruídos na respiração. Mas, além do sincicial, outros tipos de vírus também podem causar a bronquiolite viral aguda.
Bronquiolite viral aguda Maringá: Principais sintomas - Pneumologista Maringá
Os principais sintomas da bronquiolite viral aguda são:
. Febre: sintoma presente em aproximadamente metade dos casos;
. Tosse: geralmente seca, associada à sibilância, a tosse é uma das primeiras manifestações de comprometimento pulmonar na bronquiolite;
. Taquipneia: o aumento da frequência respiratória é um sinal importante nas infecções do trato respiratório inferior;
. Tiragem: corresponde ao movimento de retração da musculatura entre as costelas durante a inspiração, enquanto a parede superior do tórax e o abdômen se expandem;
. Crepitações: as crepitações inspiratórias correspondem a ruídos e chiados disseminados por todos os campos pulmonares durante a respiração.
Bronquite viral aguda Maringá: Principais formas de prevenção - Pneumologista Maringá
Apesar de ser uma doença contraída a partir de contato com um vírus, é possível tomar algumas medidas de segurança que ajudam a prevenir o desenvolvimento da bronquiolite como ter algumas precauções durante o aleitamento materno, manter a higiene das mãos e evitar a exposição da criança ao cigarro. Mas, de toda forma, é imprescindível que o responsável pela criança esteja atento aos sinais e sintomas para que assim que detectados, o paciente tenha um diagnóstico correto e o atendimento adequado para alívio dos sintomas.
Portanto, caso você note algum desses sintomas no seu filho, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o caso corretamente.