O implante de uma lente intraocular (LIO) pode ser responsável por melhorar a qualidade de vida de quem sofre de catarata, já que estes possuem como principal função restabelecer a visão do paciente, melhorando a qualidade com que ele enxerga a vida no seu dia a dia.
As lentes são próteses inseridas no interior dos olhos, no lugar do cristalino (a lente natural do ser humano), quando ele está danificado e opaco. Entenda mais sobre o procedimento a seguir:
Lentes intraoculares para pacientes com catarata: Quando é recomendada a lente intraocular? - Oftalmologista Linhares
A principal recomendação do uso de lentes intraoculares é para a correção da catarata, tanto nos primeiros estágios da doença, para preservar a qualidade de vida do paciente e aumentar as chances de efetividade do procedimento, quanto quando a doença começa a interferir muito no dia a dia do paciente, causando dificuldades para trabalhar, estudar, dirigir, assistir TV, etc.
Como a doença de catarata causa a opacidade do cristalino, durante a cirurgia de correção, essa estrutura danificada é aspirada por uma micro sonda e substituída pelas LIOs, conferindo novas lentes para os olhos. O implante das lentes intraoculares nesses casos é muito importante pois, caso contrário, o paciente teria que usar óculos de grau com lentes muito fortes, pesadas e grossas depois da remoção da catarata.
Lentes intraoculares para pacientes com catarata: Pré-requisitos - Oftalmologista Linhares
O melhor é que não existem muitos pré-requisitos nem contraindicações para realizar a cirurgia, podendo ser feita em qualquer idade. Basta que o paciente tenha alguma dificuldade para enxergar devido à opacidade do cristalino e que esteja acordado com o seu oftalmologista que as lentes intraoculares são a melhor opção para tratar o seu caso.
Lentes intraoculares para pacientes com catarata: Adequação das Lentes - Oftalmologista Linhares
A especificação das lentes que serão inseridas no olho do paciente deve ser criteriosamente avaliada, a fim de proporcionar qualidade e nitidez pelo resto da vida. São realizados cálculos que analisam o trajeto do raio de luz dentro do globo ocular. O implante de lente artificial intraocular é recomendado, principalmente, em casos nos quais o paciente necessita do uso de óculos de grau com lentes muito grossas e pesadas após a remoção da catarata.
Se você tem interesse em saber mais sobre a colocação de lentes intraoculares, bem como sobre foremas de prevenção da catarata, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso, esclarecendo todas as suas dúvidas.