Nossos hábitos alimentares estão diretamente ligados ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, por exemplo.
Os maus hábitos alimentares geram um acúmulo de calorias em forma de gordura corporal, principalmente no tecido adiposo visceral que atua na reserva energética do corpo humano. Como consequência de uma alimentação hipercalórica e pobre em nutrientes, esse tecido acaba sendo responsável por gerar uma inflamação sistêmica sobrecarregando o sistema imunológico.
É aí que está a importância de manter uma dieta balanceada, a qual vai desempenhar um importante papel na redução da inflamação.
Além da inflamação causada por maus hábitos alimentares, a inflamação sistêmica também pode surgir como uma resposta direta do organismo a qualquer outro estímulo agressivo, podendo ser definida como um conjunto de alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas.
Dessa forma, manter uma dieta saudável pode ajudar a reduzir os níveis dos marcadores inflamatórios, favorecendo a produção de citocinas anti-inflamatórias que contribuem para a prevenção e/ou o controle das condições metabólicas relacionadas à manifestação de doenças crônicas não-transmissíveis.
Os antioxidantes são substâncias que protegem as células e o material genético da oxidação, processo que ocorre naturalmente no organismo devido à produção de radicais livres, podendo ser agravado por excesso de medicamentos, alimentação inadequada, tabagismo, alto consumo de bebidas alcoólicas, exposição solar e a poluentes ambientais em excesso.
. Vitamina C – fotoprotetor da pele, aumenta a atividade imunológica. Fontes alimentares: acerola, frutas cítricas, tomate, melão, pimentão.
. Vitamina E – fotoprotetor da pele, previne doenças respiratórias e aumenta a imunidade celular. Fontes alimentares: gérmen de trigo, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, leite, gema de ovo e nozes.
. Betacaroteno (carotenoide) – fotoprotetor celular, previne catarata e doenças respiratórias. Fontes alimentares: cenoura, mamão, frutas alaranjadas.
. Isoflavona – previne câncer de mama e útero e previne doenças cardiovasculares. Fontes alimentares: soja, uva, vinho tinto, casca de berinjela e beterraba.
Se você apresenta doenças crônicas não transmissíveis, excesso de peso, ou deseja fazer acompanhamento médico para diagnóstico de inflamações em estágios iniciais, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos avaliar o seu caso.