A catarata é uma doença que atinge e torna opaco o cristalino, a nossa lente ocular, que possui a função de propiciar foco a visão, em diferentes distâncias. Essa doença torna o cristalino turvo e opaco, causando a diminuição da acuidade visual e pode até mesmo levar ao desenvolvimento da cegueira.
- Enxergar contornos brilhantes ao redor das luzes;
- Incapacidade de enxergar com pouca luz;
- Perda de visão, perda parcial da visão;
- Sensibilidade à luz;
- Visão dupla ou visão embaçada.
Normalmente, a catarata atinge as populações mais velhas, devido à longa exposição dos olhos a luz durante anos, mas também pode atingir pessoas mais jovens, causada por meio:
- Fatores genético;
- Lesões Oculares;
- Exposição a radiação;
- Exposição a produtos químicos;
- Doenças sistêmicas;
- Uso prolongado de determinados medicamentos.
Apesar de que alguns casos específicos de catarata não possam ser prevenidos, existem algumas medidas que auxiliam no não desenvolvimento da doença, como por exemplo:
- Proteger os olhos contra radiação UV: usar óculos de sol mesmo em dias nublados.
- Não fumar: o fumo está associado ao dobro de chance de desenvolver a doença, agravando a catarata e estimulando seu aparecimento precoce.
- Manter uma alimentação saudável: uma dieta rica em nutrientes previne a catarata precoce.
- Controlar doenças sistêmicas: doenças como diabetes, hipertensão arterial e hipotireoidismo podem provocar o desenvolvimento da catarata.
- Realizar exames oftalmológicos regularmente: o diagnóstico da catarata em seu estágio inicial proporciona o tratamento adequado o mais rápido possível para cada caso.
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. Ela consiste na substituição do cristalino embaçado por uma lente intraocular, cuja escolha do modelo deve ser avaliada de forma criteriosa, afinal, trata-se de um procedimento definitivo.
A cirurgia dura aproximadamente 15 minutos e possui um pós-operatório bastante tranquilo, no qual o paciente deve evitar apenas movimentos bruscos com a cabeça, ambientes quentes e poluídos, não comprimir ou coçar a região operada e proteger o olho de poeira, vento e produtos como shampoo e sabão, por exemplo.
Se você tem interesse em saber mais sobre o tratamento, bem como sobre a prevenção da catarata, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso, esclarecendo todas as suas dúvidas.