Uro-oncologia

Uro-oncologia
Uro-oncologia

A Uro-oncologia é a subespecialidade da Urologia responsável pela prevenção, acompanhamento, diagnóstico, investigação e tratamento de tumores malignos do trato urinário, da genital e do reto de homens adultos. E ainda assiste a próstata, as glândulas suprarrenais, a bexiga, os rins, os ureteres, os testículos, as vesículas seminais e o pênis, órgãos que também podem ser acometidos pelo câncer.

 

  • Uro-oncologia: quando procurar por um especialista? - Urologista Maringá

Alguns sintomas ou sinais podem ser indicativos de câncer nos órgãos do trato-urinário e nos genitais masculinos. Por isso, é importante estar atento às alterações e buscar avaliação médica caso elas persistam. Porém, no caso de homens a partir dos 50 anos, é indicado iniciar o rastreamento do câncer de próstata com a realização do exame de toque retal e de PSA.

 

Se houver histórico de casos de câncer de próstata em parente de primeiro grau, o início do rastreamento deve ser feito aos 45 anos.

 

  • Uro-oncologia: tipos de câncer mais comuns e seus sintomas - Urologista Maringá

. Câncer de próstata

Sintomas: dor ou ardência ao urinar, dificuldade para urinar ou para conter a urina, fluxo de urina fraco ou interrompido, necessidade frequente ou urgente de urinar, dificuldade de esvaziar completamente a bexiga, sangue na urina ou no sêmen, dor contínua na região lombar, pelve, quadris ou coxas e dificuldade em ter ereção.

 

. Câncer de pênis

Sintomas: dor ou mudança na cor e textura da pele do pênis, crescimento ou lesão semelhante a verrugas que podem ou não ser dolorosas, coceira, ferida que não cicatriza ou erupção avermelhada, inchaço, corrimento persistente e fedido e linfonodos inchados na virilha.

 

. Câncer de testículo

Sintomas: nódulo pequeno, duro e indolor, mudança na consistência dos testículos, sensação de peso no saco escrotal, dor incômoda no baixo ventre ou na virilha, coleta súbita de fluido no escroto, dor ou desconforto no testículo ou no saco escrotal, crescimento da mama ou perda do desejo sexual, crescimento de pelos faciais e corporais em meninos muito jovens e dor lombar.

 

. Câncer de bexiga

Sintomas: sangue na urina (hematúria), micção maior que a habitual, sensação de dor ou queimação ao urinar, urgência em urinar, dificuldade para urinar ou fluxo de urina fraco.

 

. Câncer de rim

Sintomas: sangue na urina (hematúria), caroço ou massa na lateral ou na parte inferior das costas, febre sem explicação por algumas semanas, perda de peso sem justificativa, anemia, dor persistente na lombar, no abdômen ou na parte inferior das costas, fadiga e inchaço dos tornozelos e pernas.

 

  • Uro-oncologia: Com que frequência um homem deve ir ao urologista? - Urologista Maringá

O ideal é que todos os homens visitem o seu urologista, pelo menos, uma vez por ano, a fim de realizar exames preventivos, que possibilitem garantir uma vida sadia.

 

Logo, mesmo que você não esteja apresentando nenhum dos sintomas citados, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso, cuidando da sua saúde de forma preventiva.

Texto escrito por:
Dr. Maurício Figueiredo Lima e Marchese
Urologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
03/09/2024
Sou muito grato ao Dr. Maurício pela dedicação e profissionalismo. A consulta foi além das minhas expectativas, com um atendimento…
Paciente Oculto
13/02/2023
Mês mundial de combate ao câncer de próstata. Ontem realizei a cirurgia de câncer de próstata (prostatectomia radical) do…
Laira Marinho
10/02/2023
O atendimento com o Dr. é excelente. Tive pedra no rim e estava com muita dor. Na primeira consulta, ele já marcou minha…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email