A asma é uma doença respiratória crônica, a qual consiste na inflamação das vias aéreas inferiores, presentes no pulmão, podendo ser causada por diferentes fatores, como alergias, fatores emocionais e até mesmo ocupacionais, como é o caso de pessoas que trabalham em contato com algum agente ou substância desencadeadora da doença, por exemplo.
Pacientes asmáticos podem ter um comportamento variável de manifestação da doença, tendo dias em que se encontram bem, sem sintomas, como se não tivessem a asma, e outros em que os sintomas se apresentam. Pacientes asmáticos costumam apresentar os sintomas devido a essas obstruções das vias aéreas, tais como:
- Tosse;
- Falta de ar;
- Chiados ao respirar;
- Sensação de aperto no peito;
- Apneia do sono devido a falta de ar durante a noite.
Vale lembrar que nem todos os pacientes que possuem o diagnóstico de asma apresentam os sintomas da mesma forma.
Devido à sua característica crônica, a asma não tem cura e mesmo que a criança, ao chegar na fase adulta, não apresente um quadro asmático, ainda assim é possível que este retorne a partir de qualquer fator desencadeador da crise.
O tratamento da asma consiste na higienização regular do ambiente em que o paciente vive, bem como no uso de medicamentos e/ou aplicação de vacinas. Além disso, alguns medicamentos podem ser indicados para controle ou manutenção, prevenindo o aparecimento dos sintomas, ou para alívio dos mesmos, e evitando as crises.
As consultas regulares com pneumologista são extremamente importantes nos casos de asma, o que faz com que o tratamento deva ser reavaliado com frequência pelo especialista.
O pneumologista poderá associar ou retirar medicamentos de acordo com a gravidade da doença, fornecendo medicamentos específicos para tratamento da asma, os quais são de suma importância para o controle dos quadros da doença.
Contudo, esses medicamentos não resolvem o problema sozinhos, sendo crucial que os pacientes apostem em outras medidas de tratamento, indicadas pelo pneumologista de acordo com cada caso.
Se você vem apresentando os sintomas de asma presentes ao longo do texto, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.