O ceratocone é uma doença degenerativa crônica, que atinge cerca de 150 mil brasileiros anualmente. Essa doença progressiva consiste na mudança do formato da córnea, mudando do seu formato padrão esférico para uma forma de cone, o que afeta a textura e espessura desse órgão, causando prejuízos à visão do paciente, em diferentes aspectos.
Para aqueles que desenvolveram o ceratocone, alguns fatores devem ser analisados, especialmente em relação ao tipo de tratamento que deve ser aplicado, estágio da doença e a idade do paciente. Além da análise clínica, é preciso que sejam realizados outros exames, como a topografia corneana computadorizada para classificar o nível de desenvolvimento do ceratocone.
Os casos da doença podem ser classificados como: leve a moderado; moderado a grave; e severo.
Os principais tratamentos do ceratocone consistem em:
- Uso de Óculos: é o tratamento indicado para casos mais leves, pois conseguem corrigir alguns dos erros de refração da luz provocados pela mudança de formato da córnea, auxiliando na melhora da acuidade visual do paciente de maneira temporária, pois não impedem a progressão da doença.
- Lentes de contato: funcionam também para casos leves, atuando diretamente na córnea, e conseguem corrigir as irregularidades do órgão, provocados pela ceratocone. Apesar disso, ainda não conseguem impedir seu o desenvolvimento e devem ser do tipo RGP (lentes rígidas) ou escleral, para surtirem o efeito de correção.
- Anéis de Ferrara (intracorneanos): indicados para casos moderados, tem a função de corrigir o formato da córnea de forma interna com a inserção de semi círculos na camada média do órgão que atuaram na reestruturação da córnea ao seu estado natural. É um procedimento rápido e seguro que consegue frear a progressão da doença.
- Crosslinking: realizado casos desde casos moderados a graves, consiste na raspagem da córnea, seguida da aplicação da vitamina B2 (riboflavina) e da exposição a luz ultravioleta A (UVA), que em conjunto, estimulam a produção de fibras de colágeno no órgão, resultando em uma redução significativa do desenvolvimento do ceratocone.
- Transplante de córnea: indicado em último caso, para os classificados como severos, quando o paciente já apresenta perda do tecido corneano e perda da visão. Tendo duas formas de realização, a penetrante e a lamelar, sendo esta última com menor chance de rejeição, pois preserva outras estruturas do globo ocular.
Se você tem interesse em realizar a cirurgia de ceratocone, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso.
Dr. Jobson Bortot Filho é especialista em cirurgia de catarata, tratamento que consiste na retirada da catarata e no implante de uma lente intraocular.
A cirurgia é o único método eficaz para tratar a catarata e pode ser realizado no centro cirúrgico altamente estruturado do Dr. Jobson Bortot Filho, junto a outros inúmeros procedimentos oftalmológicos.
Sabia que seus olhos dizem muito sobre sua saúde geral?
Além de cuidar da saúde ocular, fazer exames oftalmológicos regulares podem mostrar sinais de que algo não está certo no seu corpo, mesmo antes do aparecimento dos sintomas da doença.
Por isso, check-up geral do estado de saúde dos seus olhos é extremamente importante e deve acontecer ao longo de toda a vida.
Entre em contato para agendar uma avaliação.