A Ceratocone é uma doença que atinge a córnea, fazendo com que essa superfície passe a ter o formato de cone ao invés de esfera. Essa alteração ocasiona a diminuição da espessura corneana, acarretando no desenvolvimento de diferentes problemas oculares, podendo levar até mesmo a perda total da visão, quando não tratada corretamente. O tratamento mais eficaz para a regressão da ceratocone é o procedimento cirúrgico, o qual consiste na implantação do anel de ferrara na região.
O anel de Ferrara é um segmento semicircular feito de um material transparente, biocompatível com o organismo, o qual apresenta espessura e comprimento diferentes para cada caso. Essa tecnologia é inserida na região média da córnea, chamada de estroma, devolvendo ao tecido corneano a estabilidade e a regularidade do seu formato. Além disso, ainda reduz a projeção central da córnea, diminuindo sua curvatura acentuada e melhorando a acuidade visual do paciente.
Existem dois métodos para a realização do implante: de forma manual, onde através de uma pequena incisão na córnea o especialista insere o anel na região, podendo levar até 5 minutos em cada olho, ou a Laser.
O Laser de Femtosegundo abre uma espécie de túnel no local onde o implante será posicionado e tem período de duração menor para a inserção do anel, levando apenas segundos para realizar a etapa mais importante do procedimento.
O Bortot Day Hospital tem um alto padrão de excelência, qualidade, segurança e conforto para que você possa realizar todo o seu tratamento ocular. Entre em contato e agende uma avaliação com nossos especialistas para que possamos analisar o seu caso.