Com certeza você já ouviu falar sobre aplicação de ácido hialurônico no face, certo?
Achar uma pessoa bonita é algo subjetivo, mas também há meios mais científicos e matemáticos para se aferir a beleza, sendo a maioria deles baseados em proporções e simetria. Especialmente em mulheres, independente da subjetividade, faces mais triangulares geram maior percepção de beleza quando comparada àquelas mais quadradas e/ou redondas. Já em homens, é bastante marcante faces mais quadradas e com ângulos bem marcados.
Algumas possibilidades para a harmonização orofacial:
Existem diversas maneiras de buscar a triangularização da face em busca da harmonização facial:
• Aumento de volume na região malar/zigomática;
• Bichectomia;
• Aplicação de ácido hialurônico no músculo masseter, tema deste artigo.
Ácido hialurónico:
A aplicação desta substância em casos de hipertrofia de masseter diretamente no músculo propicia uma redução da função muscular. Com isso, melhoras estéticas da face.
Os resultados costumam aparecer a partir de 15 dias, mas um resultado maior é observado após alguns meses. Geralmente há melhora progressiva com o passar do tempo e com a repetição das aplicações de ácido hialurônico.
Técnica para aplicação da ácido hialurônico:
A técnica é feita das mais variadas formas, com diferença tanto nos pontos de aplicação como na dosagem de ácido hialurônico aplicada.
É muito importante que o profissional tenha em mente a região anatômica de aplicação, e esteja atento a fim de evitar que o músculo risório seja afetado pela ação ácido hialurônico, o que poderia gerar assimetria no sorriso. Um fator importante a se considerar é se a pessoa tem real indicação para esse tipo de procedimento,
Por isso recomenda-se uma avaliação detalhada.
Hoje em dia temos vários casos satisfatórios de pacientes que passaram por esse tipo de procedimento.
E você, já usa essa técnica para fins de harmonização facial?
Autor: Dr. LUCAFERREIRA
Cirurgião Dentista. Especializado na área de Harmonização Facial, e implantodontista