O ácido hialurônico é uma das substâncias mais utilizadas na dermatologia, a fim de evitar a flacidez da pele e as incômodas linhas de expressão, mas essa não é a única área da medicina em que a substância oferece benefícios. Nós, Especialistas em Dor, também podemos utilizar o ácido hialurônico no tratamento da dor das articulações causadas por artrose.
O ácido hialurônico é uma substância que pode ser encontrada naturalmente no líquido sinovial, que tem como principais funções a lubrificação da articulação. Dessa forma, aplicar o ácido hialurônico nas articulações em casos de artrose pode ajudar restaurar as propriedades fisiológicas do líquido sinovial, protegendo o tecido cartilaginoso. Esse procedimento é tecnicamente conhecido como viscossuplementação.
O local mais comum das aplicações é o joelho, mas o procedimento também pode ser feito em artroses no quadril ou em outras articulações. Sua aplicação é realizada de forma simples, por meio de uma infiltração na articulação, com aplicação prévia de anestesia local. A durabilidade da viscossuplementação varia de 6 meses a 1 ano, podendo ser repetida após este período, caso haja necessidade.
Embora a infiltração com ácido hialurônico não restaure ou substitua as propriedades do ácido hialurônico endógeno, aquele que é produzido pelo próprio corpo, o procedimento é capaz de promover um alívio satisfatório e prolongado da dor, melhorando as funções da articulação, além de promover um efeito anti-inflamatório, restaurar as propriedades viscoelásticas do líquido sinovial, induzir a síntese do ácido hialurônico, estimular a proliferação de condrócitos e reduzir a degradação da cartilagem.
Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.
Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Refêrencias:
https://hospitalsiriolibanes.org.br/blog/ortopedia/esporao-de-calcaneo-nao-costuma-causar-dor-no-calcanhar
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/esporao-do-calcaneo
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/esporao-do-calcaneo/