O procedimento de vasectomia se dá pelo corte dos dutos deferentes, responsáveis por conduzir os espermatozoides produzidos nos testículos até o pênis, os quais se misturam ao sêmen. Dessa forma, para que esse fluxo seja interrompido, precisamos ter acesso a ambos os lados do saco escrotal.
A realização da vasectomia se dá por meio de dois cortes de até 1 centímetro e meio cada, sendo um do lado direito e outro do lado esquerdo. As incisões para a realização do procedimento são feitas com o paciente sob anestesia local e são tão pequenas, que podem não necessitar de sutura ou pontos. Quando colocados, os pontos caem sozinhos na maioria dos casos, sem a necessidade de retirada em consultório.
A cicatrização se dá de maneira espontânea, comumente de 15 a 45 dias após a realização do procedimento e com o tempo, a cicatriz da vasectomia fica praticamente imperceptível.
Por ser um método seguro e eficaz, o risco de sangramentos e infecções também é reduzido, assim como o desconforto no pós-operatório.
Se quiser saber mais sobre a cicatrização e o pós-operatório da vasectomia, entre em contato e agende uma avaliação.