Não é nenhuma novidade que passar por uma gravidez transformará a vida de qualquer mulher, principalmente a sua visão em relação ao seu próprio corpo. As alterações hormonais que ocorrem durante os meses de gestação e posteriormente no período de lactação provocam mudanças físicas e estéticas que podem levar a insatisfação da mãe em relação a sua própria aparência.
Nesse momento, as cirurgias plásticas podem ser excelentes aliadas, mas, antes de planejar uma cirurgia plástica como principal recurso para retornar ao corpo pré-gravidez, será preciso respeitar um tempo mínimo de 6 meses após o parto para avaliarmos a possibilidade da realização de um procedimento cirúrgico. Ainda assim, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomenda que as cirurgias plásticas pós-parto sejam realizadas apenas após um ano do término da amamentação.
Todo esse tempo pode ser necessário para que a mulher esteja totalmente livre de inchaços e da retenção de líquidos que essa fase causa. Porém, após o tempo mínimo de 6 meses, a depender da necessidade de cada paciente, é possível avaliar uma probabilidade de operação.
Vale lembrar que durante esse período de recuperação natural do corpo, a paciente que deseja realizar uma cirurgia plástica deve se preocupar com a alimentação e buscar ter hábitos saudáveis, já que os procedimentos que visam modelar o corpo, como por exemplo a mamoplastia e abdominoplastia, vão tratar apenas o excesso de pele e a gordura localizada.
Deseja esclarecer alguma dúvida sobre a cirurgia plástica pós-parto? Entre em contato e agende sua avaliação para que possamos esclarecê-las, além de analisar o seu caso de forma individual.