Síndrome da DOR Patelofemoral: O joelho de corredor

Síndrome da DOR Patelofemoral: O joelho de corredor
Síndrome da DOR Patelofemoral: O joelho de corredor

A síndrome da dor patelofemoral (SDPF) é um distúrbio musculoesquelético comum à articulação do joelho, podendo ser caracterizada como uma dor que se alastra por toda a região e que pode conduzir a incapacidades funcionais, comprometendo as atividades da vida diária, como os movimentos de subir e descer escadas ou superfícies inclinadas, por exemplo.

 

Trata-se de um problema que acomete principalmente corredores, ciclistas, jogadores de tênis e praticantes de atividades físicas. A principal causa da dor patelofemoral é uma sobrecarga da articulação, a qual pode ocorrer como consequência da realização de movimentos excessivos e repetitivos, associados com o mau alinhamento da articulação patelofemoral, levando assim ao surgimento da síndrome.

 

Entre os prejuízos causados pela síndrome da dor patelofemoral, estão as alterações na distribuição da pressão plantar, que podem ocasionar uma redução na capacidade de absorção de choque pelos pés, fazendo com que esse impacto seja transferido para as articulações próximas, como o joelho, causando assim dores excruciantes.

 

O diagnóstico da SDPF é clínico, realizado por meio de uma avaliação médica e exame físico. Porém, nos casos crônicos ou refratários, quando a dor patelofemoral está associada a lesões da articulação, um exame de ressonância magnética pode ser solicitado para identificar desgaste da cartilagem, inflamação por atrito, sobrecarga dos tecidos articulares ou tendinites.

 

O tratamento da SDPF consiste no uso de fármacos e na reabilitação muscular. Durante o tratamento é necessário considerar o valgo dinâmico, de forma a reequilibrar os músculos que promovem equilíbrio muscular e biomecânico de todo o membro inferior. O tratamento farmacológico, por sua vez, consiste no uso de anti-inflamatórios não-esteroides, que podem ser utilizados para promover o alívio dos sintomas na fase aguda da lesão.

 

Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.

 

Refêrencias:

https://www.scielo.br/j/fp/a/JRQsmymVs5QKFM368WLPZph/?format=pdf&lang=pt

https://pebmed.com.br/sindrome-da-dor-patelofemoral-veja-como-identificar-e-tratar/

https://www.scielo.br/j/rdor/a/xrGHwdmqvW5CvcFT3XFfCTt/?lang=pt

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email