Sacroileíte

 Sacroileíte
 Sacroileíte

A sacroileíte é uma condição inflamatória da articulação sacroilíaca, uma das maiores articulações do corpo, a qual faz a conexão entre a base da coluna vertebral e os ossos da bacia, que pode se manifestar na articulação direita ou esquerda, comumente como uma dor lombar baixa.

 

Pelas características da dor sacroilíaca, a sacroileíte muitas vezes é erroneamente diagnosticada como uma simples dor na coluna lombar, o que pode levar a persistência do quadro, que necessita de tratamento específico para que haja a sua melhora.

 

  • Sacroileíte: Como é a anatomia da articulação sacroilíaca?

Assim como diversas outras articulações do nosso corpo, a articulação sacro-ilíaca possui uma cápsula articular fibrosa, preenchida com líquido sinovial em seu interior, e embora não seja uma articulação com tanta mobilidade como a do joelho, do quadril, ou do ombro, por exemplo, ela apresenta duas funções importantes: absorver o impacto dos pés com o solo e o impacto do tronco com o quadril.

 

  • Sacroileíte: Quais são as principais causas de inflamação da articulação sacroilíaca?

Existem diversas causas para inflamação da articulação sacro-ilíaca, sendo as mais comuns:

 

. Traumas na região lombo-sacra e sacro-ilíaca;

. Desgaste natural das articulações sacroilíacas;

. Decorrente de doenças reumatológicas, como a espondilite anquilosante, artrite reumatoide, artrite psoriásica, entre outras;

. Devido a alterações no quadril ou na bacia, que ocorre, durante a gravidez;

. Como consequência de quadro de sobrepeso ou obesidade.

 

  • Sacroileíte: Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da sacroileíte é realizado por meio de uma anamnese aliada a um exame físico, combinados com exames de imagem, como exame de raio-x, tomografia, ou uma ressonância magnética, que é o padrão ouro para comprovar as alterações.

 

  • Sacroileíte: Após o diagnóstico, como é realizado o tratamento da sacroileíte?

O tratamento da sacroileíte tem como base tratar a causa da doença, sejam elas reumatológicas ou inflamatórias, com o uso de medicações específicas, aliada a um bom trabalho de reabilitação motora da região afetada. Na falha do tratamento clínico inicial, ou em caso de dores crônicas persistentes, existem alguns tratamentos minimamente invasivos que podem ser indicados, como o uso de bloqueio, a infiltração química de medicamentos na articulação sacro-ilíaca, a ablação por radiofrequência da articulação sacro-ilíaca, entre outros.

 

Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.

 

Refêrencias:

https://www.ufrgs.br/semiologiaortopedica/Modulo_12.pdf

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email