A realização da cirurgia bariátrica resultará em uma menor absorção de vitaminas, decorrente das alterações anatômicas do estômago e do intestino proximal. Essa menor absorção pode levar a uma deficiência de vitaminas e minerais, as quais podem causar alterações neurológicas, na pele, nos cabelos, nas unhas e nos ossos, por exemplo.
Por isso, a suplementação de vitaminas é muito importante após a redução de estômago, sendo necessária por um longo período e, em alguns casos, pela vida toda. Entre as principais substâncias que devem ser suplementadas após a cirurgia bariátrica estão:
No entanto, não existe uma receita de qual a melhor vitamina para um paciente bariátrico ou sobre as quantidades indicadas. A melhor vitamina é aquela que repõe as deficiências do paciente durante o pós-operatório e para saber como fazer a reposição de vitaminas após a cirurgia bariátrica, será preciso ter um acompanhamento constante, além de realizar alguns exames periódicos.
Por sua vez, esses exames devem ser analisados pela equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento no pós-operatório, que juntos vão definir qual a vitamina mais indicada para aquele paciente.
No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Portanto, se você sofre com a doença, entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e assim, poderemos estabelecer o melhor tratamento para o seu caso.