Atualmente, apenas homens com mais de 25 anos ou com pelo menos 2 filhos podem realizar a vasectomia, procedimento que tem como objetivo promover a interrupção do fluxo de espermatozóides nos testículos. No entanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro sancionou, em 2022, a Lei 14.443/22, que reduz idade mínima para vasectomia de 25 anos para 21 anos e que entrará em vigor em março de 2023.
No entanto, embora a legislação venha a ser alterada, é muito importante que o homem e/ou o casal estejam devidamente informados e conscientes da decisão. A vontade do homem de realizar a cirurgia deve ser registrada em documento escrito, esclarecendo que o mesmo possui ciência das principais informações a respeito da vasectomia, dos riscos da cirurgia, dos possíveis efeitos colaterais, das dificuldades de sua reversão e da possibilidade de se optar por métodos anticoncepcionais reversíveis.
É por esse motivo que na minha clínica, realizo a vasectomia apenas em pacientes com mais de 25 anos. Caso você tenha interesse em realizar a vasectomia, agende uma avaliação com o seu urologista para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento, tomando a sua decisão sobre o mesmo de forma assertiva e segura.