A otite do nadador é uma infecção do canal auditivo externo, que vai do tímpano ao exterior da cabeça, sendo causada principalmente pelo contato frequente com a água do mar ou de uma piscina, pois a umidade destes ambientes proporciona o crescimento de fungos e bactérias, além de remover a cera que serve de proteção para o canal auditivo, tornando esse um problema comum no verão.
Os principais sintomas da otite do nadador são:
A otite do nadador é uma doença que deve ser tratada por um especialista, o qual o paciente deve buscar assim que apresentar os primeiros sintomas. O diagnóstico da otite do nadador é feito por meio do exame otológico, o qual possibilita a visualização do interior do ouvido, e após o exame, poderemos indicar o tratamento mais eficaz para cada caso.
O tratamento de otite do nadador pode ser feito com o uso de medicamentos analgésicos, para promover o alívio da dor, e em alguns casos, com o uso de antibióticos. Em casos mais graves, onde a coceira é um sintoma persistente, podemos limpar o ouvido, aspirando a secreção que exerce pressão sobre o tímpano.
Para evitar a otite do nadador, é fundamental secar adequadamente as orelhas após nadar na praia ou na piscina, evitando passar longos períodos imersos na água. Além disso, ao apresentar os sintomas citados ao longo deste texto, é fundamental buscar ajuda de um Otorrinolaringologista e passar por uma avaliação.