Nosso sistema nervoso nasce, cresce, se modifica, morre e se restaura a cada minuto. Essa incrível capacidade dinâmica de mudança do nosso cérebro ocorre quando suas estruturas e funções são modificadas em decorrência de nossas experiencias. Chamamos isso de neuroplasticidade.
A neuroplasticidade torna o cérebro capaz de moldar-se, adaptar-se e modular o seu desenvolvimento de acordo com estímulos externos. Essa capacidade das redes neurais permite a criação e fortalecimento de conexões sinápticas que são utilizadas com frequência, e a perda de conexões que não são mais necessárias ou não são utilizadas. Portanto, a capacidade de neuroplasticidade que nosso cérebro tem é fundamental para todas as funções cognitivas, tais como atenção, memória, linguagem, percepção, entre outras.
A neuroplasticidade é um processo natural, o qual ocorre principalmente na infância, fase em que as crianças adquirem novos conhecimentos, mas pode ocorrer na fase adulta e até na senilidade à medida que o indivíduo aprende ou perde habilidades.
Assim, a neuroplasticidade desempenha uma função importante também nas crianças com dificuldades de fala, linguagem ou aprendizagem, afinal, é essa capacidade que possibilita novos aprendizados e a melhora das crianças com as terapias.
Portanto, ao notar qualquer dificuldade de linguagem ou aprendizagem no seu filho, não hesite em buscar ajuda especializada. Quanto antes for constatado as habilidades deficitárias, e mais cedo for iniciado o processo terapêutico adequado, melhor a resposta as terapias, conferindo mais qualidade de vida ao indivíduo.