O momento de retorno às aulas é de extrema importância para crianças e adolescentes, afinal, a escola possui a função social de promover o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, tornando-o um cidadão participativo na sociedade em que vive. Contudo, o mesmo ambiente escolar também pode se tornar demasiadamente desgastante para muitos jovens, especialmente aqueles que possuem algum tipo de problema auditivo ainda não diagnosticado.
Uma deficiência auditiva não diagnosticada pode gerar diversos efeitos negativos no desenvolvimento de um indivíduo, como, por exemplo, atrasos na linguagem, dificuldades de aprendizado e problemas de socialização no ambiente escolar, sendo estes fatores que ressaltam a importância da avaliação auditiva escolar.
A avaliação auditiva escolar tem como objetivo prevenir ou detectar alterações auditivas em crianças na faixa de 1 a 12 anos, possibilitando assim diagnosticar precocemente possíveis comprometimentos auditivos e encaminhar o indivíduo para os tratamentos mais adequados, caso encontre alguma alteração. A detecção precoce da perda auditiva, somada a um tratamento adequado, auxilia na prevenção de dificuldades de fala e aprendizagem, aumentando assim a qualidade de vida das crianças.
Portanto, pais e professores devem ficar alertas aos sinais que possam sugerir que a criança não esteja escutando adequadamente, como demorar a falar, trocar letras na execução da fala, utilizar aparelhos eletrônicos em volume muito alto, falar alto demais, trocar sons e fonemas ao falar e ficar constantemente perguntando o que foi dito a elas. Além disso, crianças que ouvem mal costumam se isolar, evitam participar de brincadeiras, ficam irritadas com facilidade e tem dificuldades para aprender.
Os principais procedimentos que compõem a triagem auditiva escolar são simples, não invasivos e fáceis de serem aplicados. São eles:
- Meatoscopia;
- Timpanometria;
- Audiometria Vocal;
- Audiometria Tonal.
No Brasil, ainda não existe nenhuma política de obrigatoriedade para a avaliação auditiva escolar, mas o procedimento é essencial para detectar alterações fora do padrão de normalidade, possibilitando a intervenção adequada e a reabilitação auditiva. Quanto mais cedo você souber o que está acontecendo com seu filho, mais cedo poderá obter ajuda especializada para ele. Converse com os professores e procure o médico otorrinolaringologista se tiver qualquer dúvida sobre o aprendizado de seu filho.