O manguito rotador é um grupamento muscular formado por um conjunto de músculos, originários da escápula e que se interceptam no úmero. Cada músculo do manguito rotador realiza uma função específica, porém, ambos se complementam e exercem o equilíbrio e a proteção da articulação do ombro, mantendo a cabeça do úmero encaixada corretamente na cavidade glenóide.
As lesões que afetam o manguito rotador estão entre os problemas mais frequentes do aparelho musculoesquelético e podem ocorrer de forma sintomática ou assintomática, apresentando diferentes graus e levando à perda da função do ombro. Entre essas lesões, a atrofia do manguito rotador é uma doença degenerativa a qual se destaca.
Proveniente das alterações biomecânicas que ocorrem quando os tendões do manguito rotador são rompidos, a atrofia do manguito rotador possui uma maior prevalência entre a população idosa, provocando limitações funcionais significativas, como a perda de força muscular no ombro e a redução da amplitude de movimento.
Na doença, as dores também contribuem para a perda da capacidade de uso do membro superior. Para diagnosticá-la, avaliamos o histórico clínico do paciente e confirmamos o diagnóstico através de um exame clínico, em alguns casos com o auxílio de um exame de imagem.
O tratamento, visa melhorar a dor e o movimento, se baseando primeiramente em intervenções não cirúrgicas, como anti-inflamatórios para desinflamar a região, uso de bloqueios percutâneos para controle da dor, fortalecimento, propriocepção, mobilização articular do ombro e cintura escapular. A cirurgia é reservada apenas para quadros refratários e que não melhoraram com tratamento clínico.
Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Refêrencias: