O desempenho escolar é um importante componente da vida de crianças e adolescentes, sendo encarado por pais e responsáveis como uma importante métrica para estimar um futuro sucesso profissional dos seus filhos. Logo, quando esse desempenho não ocorre conforme o esperado, é comum que os jovens se tornem frustrados com tais dificuldades, o que pode impactar diretamente em sua autoestima e no seu emocional.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que nem sempre notas abaixo do esperado são um indicativo de dificuldade ou de algum tipo de transtorno acadêmico. Fatores emocionais, motivacionais, sociais, entre outras características comportamentais, ou ainda, problemas pedagógicos ou familiares, podem estar associados ao baixo desempenho escolar.
Um importante aspecto a ser considerado para buscar ajuda é verificar se a dificuldade é frequente e/ou persistente. Algumas crianças apresentam dificuldades em certos conteúdos desde o início do período de alfabetização, enquanto outras crianças podem ter dificuldades em manter a atenção por muito tempo, ou serem muito agitadas, ou apresentarem dificuldades somente quando estão passando pelo desenvolvimento da independência. Independentemente da causa, quando o mau desempenho escolar se torna persistente, é necessário buscar auxílio de um especialista.
A ajuda de um foniatra, médico especializado nos Distúrbios de Comunicação e Aprendizagem, pode ser indicada nos casos de crianças que:
É importante estabelecer com a criança suas responsabilidades em relação à escola, mas também acompanhá-la e buscar compreender a fonte do problema, garantindo assim que o processo de ensino-aprendizagem nunca será sinônimo de sofrimento. Portanto, minha sugestão é: Seu filho demonstra dificuldades ou sofrimento ao aprender, busque ajuda especializada de um foniatra!