Sentir dor é algo extremamente importante, afinal, este é um dos nossos principais instintos de sobrevivência, servindo como um sinal de alerta para a existência de alguma lesão ou disfunção do organismo. No entanto, só quem convive diariamente com a dor sabe o quanto ela pode ser extremamente prejudicial à qualidade de vida.
A boa notícia é que hoje existem clínicas de dor, voltadas para o atendimento de pacientes que possuem os mais variados tipos de dores crônicas, que podem ou não ser advindas de outras patologias. Esse é o caso da Clinidor, a primeira clínica especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos tipos de dor a se instalar em Maringá e uma das primeiras de todo o Brasil.
A Clinidor é dirigida pelo médico especialista Dr. Orlando Colhado, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, com residência médica na área de anestesiologia pela Fundação Hospitalar de Santa Catarina, residência médica em dor e medicina paliativa pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS).
O Dr. Orlando Colhado possui doutorado em Ciências Médicas, pela Universidade de São Paulo/USP de Ribeirão Preto e atualmente, além de dirigir a Clinidor, atua como Professor/doutor do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professor da pós graduação (residência médica) em anestesiologia do Hospital Universitário de Maringá (HUM), respondendo pelo estágio em controle da dor e atualmente, pela supervisão deste serviço.
Finalizando seu currículo, Dr. Orlando Colhado é membro, na qualidade de pesquisador, do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Avaliação e Mensuração de Dor (USP), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e hoje, participa de vários cursos focados no controle da dor, teóricos e práticos, dentro e fora do Brasil.
Além do Dr. Orlando Colhado, a equipe da Clinidor é formada por outros especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor. Um dos principais indicativos de que você deve procurar ajuda desse profissional é sentir a mesma dor por um período de 3 meses ou mais, sem que ela amenize. Caso você tenha se identificado com essa situação, busque ajuda de um especialista em dor imediatamente.