A angiotomografia é um exame rápido e não invasivo, o qual utiliza a tomografia computadorizada para avaliar os vasos sanguíneos que suprem as artérias coronarianas, permitindo a visualização tridimensional do coração e das suas estruturas.
O exame é indicado para os pacientes com sintomas característicos ou sugestivos de angina ou com suspeita clínica de isquemia. Outras indicações usuais para a angiotomografia das artérias coronárias são suspeitas de anomalias congênitas de coronárias ou na avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca, na qual se deseja descartar a presença de doença coronária.
Durante o exame é injetada pequena quantidade de contraste iodado, para que as artérias coronárias possam ser vistas e o médico com o uso de um raio X, possibilitando assim identificar a presença de placas de gordura ou cálcio no interior da artéria, além do grau de comprometimento do lúmen. A duração do exame é de aproximadamente 10 a 15 minutos e o paciente é liberado logo em seguida.
A angiotomografia das artérias coronárias é especialmente útil para avaliar se as artérias coronárias não são a causa de sintomas como desconforto no peito ou falta de ar, além de possibilitar a identificação de estenoses coronarianas severas, que podem estar causando estreitamento grave e levar a graves problemas cardíacos no futuro.