A vitamina D, uma vitamina solúvel em gordura que existe em algumas fontes de alimentos naturais, sendo sintetizada na pele humana após a exposição à luz solar. A insuficiência ou a deficiência de vitamina D, são muito comuns em todo o mundo, algo que se deve a baixa exposição das pessoas ao Sol, contribuindo para uma variedade de problemas e fazendo até mesmo com que a deficiência de vitamina D seja considerada uma epidemia mundial.
Estudos recentes também sugerem uma possível associação entre a deficiência de vitamina D e o controle da dor crônica. Na investigação do paciente com dor crônica, de origem a ser esclarecida, a reposição de vitamina D pode ser fundamental, para melhora do quadro doloroso, como no caso, por exemplo, da fibromialgia.
Não há cura para a fibromialgia (fbm), mas alguns tratamentos podem ajudar a aliviar os sintomas da doença. Um estudo realizado na Áustria, pelo Orthopedic Hospital Vienna Speising, analisou a relação entre vitamina D e a dor da síndrome da fibromialgia. Um dos diagnósticos diferenciais com a fbm é a carência de vitamina D. A pesquisa envolveu 30 mulheres com fibromialgia, que também apresentavam níveis baixos de vitamina D. Ao longo de 20 semanas, parte desse grupo recebeu suplementação da vitamina, enquanto a outra parte recebeu medicação placebo.
Entre a primeira e a 25ª semana de suplementação, o grupo tratado com a vitamina apresentou melhoras significativas no nível de percepção da dor e também em sua aptidão física, enquanto o grupo que não recebeu tratamento permaneceu inalterado. Assim, os pesquisadores concluíram que a suplementação da vitamina D pode ser um recurso promissor, seguro e acessível para pacientes com fibromialgia, aliado a outros recursos importantes para o tratamento da síndrome, como as terapias multimodais, físicas e comportamentais.
Por fim, os autores da pesquisa alertam para algo extremamente importante: todos os pacientes que participaram do estudo receberam orientação médica durante todo o processo, o qual levou meses. Assim, em qualquer suplementação de vitaminas, é necessário que o paciente busque orientação médica, já que uma administração inadequada pode levar a um quadro de intoxicação. Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.
REFERÊNCIAS: