É possível viver bem na menopausa?

É possível viver bem na menopausa?
É possível viver bem na menopausa?

 

Ao contrário do que muitas mulheres ainda acreditam, é possível ter uma vida plena e saudável mesmo na menopausa. Embora encarar os sintomas comuns a esse período possa ser difícil, existem algumas formas de amenizá-los, como por exemplo:

 

  • Ser acompanhada por um bom médico;
  • Avaliar a possibilidade de fazer terapia de reposição hormonal;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Manter seus exames em dia (exames clínicos, exames de sangue, mamografia, Papanicolau e densitometria óssea).

 

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como um tratamento eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, mas, como toda terapia, a TRH possui contraindicações e pode produzir efeitos colaterais para as pacientes. Ela precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade.

 

Depois disso, se a mulher nunca fez uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento serão menores do que os seus riscos, logo, a terapia de reposição hormonal não é mais indicada.

 

A menopausa não é uma doença, mas um estágio natural da vida de qualquer mulher e que pode ser vivido da maneira mais plena possível. Por isso, converse com o seu ginecologista e tire as suas dúvidas sobre as possibilidades de tratamento.

Texto escrito por:
/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email