O ombro é uma região que pode ser acometida por uma variedade de lesões, como estiramento, inflamações, fibroses, lesão do manguito rotador (completa ou incompleta) e a degeneração articular, por exemplo. O envelhecimento natural e a prática de esportes como tênis, natação, basquete, handebol e até mesmo exercícios de musculação também se destacam como causas de dor nos ombros.
No entanto, não são apenas os exercícios e o esforço físico que podem desgastar as articulações do ombro e provocar dor. Algumas enfermidades também podem provocar estes sintomas, como por exemplo:
Independente de qual seja a causa da dor, é de suma importância buscar ajuda de um especialista em dor, a fim de realizar exames diagnósticos, como ultrassonografias e tomografias, bem como para iniciar o tratamento mais adequado.
Nos casos de inflamações como tendinite, artrite e bursite, o uso de medicamentos pode ser uma excelente opção de tratamento e o tratamento de melhor resultado, na maioria das vezes, são os bloqueios percutâneos guiados por imagem. Quando o paciente é acometido por condições que afetam diretamente sua capacidade motora, sessões de fisioterapia também podem fazer parte do tratamento.
Já no caso de fraturas, especialmente aquelas causadas por acidentes, o quadro pode exigir intervenções cirúrgicas para correção. De toda forma, ao sentir qualquer tipo de dor no ombro, busque ajuda de um especialista para que o seu quadro possa ser avaliado da melhor forma possível e o tratamento mais adequado seja indicado.
REFERÊNCIAS:
https://clinicaortopedicapaulista.com.br/blog/quais-as-principais-causas-de-dor-no-ombro/
https://www.scielo.br/j/rbepid/a/x3fj4YjLcZ8HyFw9hS7DQCK/?format=pdf&lang=pt