De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), a automedicação é um hábito comum a 77% da população brasileira. No entanto, esse hábito de autocuidado pode acabar dificultando o diagnóstico ou tratamento de alguma doença que esteja em curso, assim como pode favorecer o desenvolvimento de complicações e efeitos colaterais, gerando riscos de danos nos órgãos vitais e de dependência de medicações.
O uso de qualquer medicamento só deve ser feito após prescrição médica e seguindo à risca todas as orientações cedidas pelo especialista. Queixa de dores de cabeça ou no corpo, por exemplo, podem ser indícios de que o nosso organismo não está em perfeito equilíbrio, principalmente quando a dor surge com frequência, acompanhada de outros sintomas, que podem ser indicativos de graves problemas de saúde.
No caso de uma cefaléia, o hábito da automedicação pode acabar agravando o quadro, transformando uma dor de cabeça em uma cefaléia relacionada ao uso de medicamentos. Já no caso dos anti-inflamatórios para dores no corpo, quando estes são utilizados sem o controle adequado ou em doses incorretas, podem surgir efeitos colaterais como gastrite, doenças no intestino, sangramento digestivo e insuficiência renal.
Em relação à dor crônica, o tratamento deve ser feito de forma bem orientada, afinal, o tratamento dessa classificação de dor é muito diferente do que se pratica para outros tipos de doença. No caso da dor crônica, é necessário interferir em várias áreas da vida do paciente, de forma multidisciplinar.
Por fim, devemos ressaltar que para restabelecer o equilíbrio e recuperar a qualidade de vida do paciente, o primeiro passo deve consistir em identificar, por meio de exames adequados, quais são os problemas que podem estar afetando o seu organismo. Logo, se você vem apresentando sintomas relacionados ao corpo, procure ajuda médica especializada para diagnosticar e tratar sua condição corretamente.
REFERÊNCIAS:
https://www.scielo.br/j/rba/a/DyZDfz5z3XkzNrV3GGfnjRg/?lang=pt&format=pdf
https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/os-riscos-da-automedicacao
https://www.hcor.com.br/materia/saiba-como-automedicacao-pode-prejudicar-sua-saude/