A Covid19 é uma doença causada pelo coronavirus SARS-CoV-2 onde uma grande quantidade de variantes e mutações surgiram frente a capacidade de mudança que este vírus propaga. Estas taxas de mutações vêem sendo acompanhadas pela ciência a muito tempo e com ela as pesquisas avançam para algumas medicações antivirais ( e tão somente antivirais combatem os vírus ,como exemplo o Tamiflu para a influenza e os antibióticos para as bactérias)
Logo surgem antivirais de estudo que ajudam no combate específico ao vírus da Covid19 como é o caso do Remdesevir e mais recentemente o Paxlovid.
Paxlovid (DCI) ou paxlovide (DCB) (PF-07321332; PAXLOVID™) é um medicamento antiviral desenvolvido pela Pfizer que atua como um inibidor da protease 3CL. É um inibidor covalente, ligando-se diretamente ao resíduo de cisteína catalítica (Cys145) da enzima.
Em dezembro de 2021 ele se tornou o primeiro antiviral aprovado nos Estados Unidos para tratamento da covid-19.
Nesta semana a Anvisa liberou a venda da medicação na rede privada, e se espera que também o faça para a incorporação na rede pública algum momento. Por hora pela rede de farmácia se deve ter consulta e prescrição médica orientada seguindo critérios médicos que devem ser analisados.