O que é preciso saber sobre a nova onda de Covid19 e sua variante a Omicron BQ1
Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.
Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.
A recomendação é GERAL(PARA TODOS) e acontece principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades.
Bem como quem teve contato com infectados e indivíduos que estejam em situações de maior risco de contaminação, como em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.
Os casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em isolamento.
São aconselhados ainda o esquema vacinal completo, com atenção às doses de reforço, e a lavagem das mãos com álcool 70% e água e sabão.
Sobre as Vacinas:
As vacinas tem em média pelos estudos uma proteção que pode oscilar de 4-6 meses de imunidade ....logo ainda é de extrema importãncia a cobertura e a vacinação para toda a população
Dados do DataSUS , mostram que a populção não tomou todas as doses sendo:
97% tomou a primeira dose
92% tomou a dose de adicional
63,5% tomou a dose de primeiro reforço
23,7% tomou a segundo reforço.
Análise do especilista:
A prevenção e as vacinas ainda são a forma mais eficaz de combate ao covid, os números de pacientes graves caiu vertiginosamente após a vacinação ,precisamos reestabelecer mais doses de vacinas . Se você pretende viajar ,passar um final e inicio de ano tranquilo ou mesmo ir assitir a copa LEMBRE-SE disso VACINE-SE! Vacinas salvam VIDAS mas a escolha é sua!