Quais doenças podem ser tratadas com o Canabidiol?

Quais doenças podem ser tratadas com o Canabidiol?
Quais doenças podem ser tratadas com o Canabidiol?
  • Quais doenças podem ser tratadas com o Canabidiol e as demais endocanabinoides?

O canabidiol é um dos 80 componentes presentes na planta Cannabis sativa, o qual não produz os efeitos psicoativos típicos da planta. Ao longo dos últimos anos, independente de assuntos relacionados à legalização das drogas — esse não é o tema deste artigo —, testemunhamos um crescimento explosivo nos estudos do canabidiol e dos efeitos benéficos que essa substância pode causar no organismo, o que vem aumentando ainda mais o interesse público sobre o assunto.

De acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde, em humanos, o canabidiol não apresenta efeitos que indiquem qualquer potencial de abuso ou dependência e até o momento, não existem evidências de problemas relacionados à saúde pública associados ao uso do canabidiol puro.

Na verdade, o canabidiol apresenta efeito anti-inflamatório, o qual está amplamente documentado no meio científico, e que parece ajudar a modular as vias de controle da dor, assim como também, podem auxiliar no tratamento de algumas doenças.

  • Quais condições que podem ser tratadas com o uso do canabidiol?

Existem registros de que canabidiol tenha sido testado para tratar uma ampla gama de problemas de saúde, mas a principal evidência científica está relacionada a sua eficácia no tratamento de algumas síndromes, como é o caso da a síndrome de Dravet e a síndrome de Lennox-Gastaut (LGS), além da epilepsia, da esquizofrenia, da doença de Parkinson, do Transtorno do Espectro Autista e do Alzheimer, no tratamento de isquemias, do diabetes, de dores crônicas, da ansiedade e de problemas como náuseas e vômitos, durante um tratamento quimioterápico.

  • Mas, até onde vai a segurança do tratamento com o canabidiol?

Os efeitos colaterais do canabidiol podem incluir náuseas, fadiga e irritabilidade. Por esse motivo, o uso dessa substância só pode ser utilizado dentro do que foi autorizado nas normas internacionais e comprovado através de estudos clínicos, que demonstram sua segurança, efetividade e aplicabilidade. Logo, se você sofre com alguma das condições citadas ao longo desse texto, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso de maneira individual, bem como a possibilidade do uso do canabidiol no seu tratamento.

Texto escrito por:
Dra. Daniela Siqueira - Implante Hormonal e Terapia Endovenosa
Médico(a)
Presidente Prudente / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Mary Agnoletto
23/08/2022
A dra Daniela Siqueira é maravilhosa, super dedicada, prestativa, atenciosa e muito experiente! Eu recomendo para todos!
Andressa Mariotini
24/06/2022
Uma mulher e profissional extraordinária Sempre dedicada, estou muito satisfeita com os resultados do implante hormonal
Marcelo Siqueira
22/06/2022
Recomendo!
Renata Cristina Da Silva
22/06/2022
Gratidão eterna por essa médica maravilhosa! A medicina pra ela é vital! Profissional dedicada e muito comprometida com…
Daniele Araújo
22/06/2022
A melhor profissional que já conheci
Maria da Graça kurylo
22/06/2022
Dr. Daniela ! Uma excelente profissional… Preocupada com o paciente e com o avanço do tratamento. Uma das melhores profissionais…
MM Pai
22/06/2022
Excelente....
João Paulo lima
22/06/2022
Uma ótima profissional na área. Super recomendo...

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email