O canabidiol é um dos 80 componentes presentes na planta Cannabis sativa, o qual não produz os efeitos psicoativos típicos da planta. Ao longo dos últimos anos, independente de assuntos relacionados à legalização das drogas — esse não é o tema deste artigo —, testemunhamos um crescimento explosivo nos estudos do canabidiol e dos efeitos benéficos que essa substância pode causar no organismo, o que vem aumentando ainda mais o interesse público sobre o assunto.
De acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde, em humanos, o canabidiol não apresenta efeitos que indiquem qualquer potencial de abuso ou dependência e até o momento, não existem evidências de problemas relacionados à saúde pública associados ao uso do canabidiol puro.
Na verdade, o canabidiol apresenta efeito anti-inflamatório, o qual está amplamente documentado no meio científico, e que parece ajudar a modular as vias de controle da dor, assim como também, podem auxiliar no tratamento de algumas doenças.
Existem registros de que canabidiol tenha sido testado para tratar uma ampla gama de problemas de saúde, mas a principal evidência científica está relacionada a sua eficácia no tratamento de algumas síndromes, como é o caso da a síndrome de Dravet e a síndrome de Lennox-Gastaut (LGS), além da epilepsia, da esquizofrenia, da doença de Parkinson, do Transtorno do Espectro Autista e do Alzheimer, no tratamento de isquemias, do diabetes, de dores crônicas, da ansiedade e de problemas como náuseas e vômitos, durante um tratamento quimioterápico.
Os efeitos colaterais do canabidiol podem incluir náuseas, fadiga e irritabilidade. Por esse motivo, o uso dessa substância só pode ser utilizado dentro do que foi autorizado nas normas internacionais e comprovado através de estudos clínicos, que demonstram sua segurança, efetividade e aplicabilidade. Logo, se você sofre com alguma das condições citadas ao longo desse texto, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso de maneira individual, bem como a possibilidade do uso do canabidiol no seu tratamento.